Dezoito cidades do Acre ficaram sem energia elétrica na tarde deste domingo (31) após mais um apagão na região. Em Rio Branco (AC), uma das áreas afetadas, a queda de energia coincidiu com um forte temporal que causou estragos em alguns bairros.
Dos 22 municípios acreanos, apenas Jordão, Santa Rosa, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo — abastecidos por usinas térmicas — não foram afetados. O episódio se soma a um histórico recente de apagões que vêm impactando a região.
Crises semelhantes já haviam atingido o Acre em fevereiro, quando uma sequência de três falhas nas linhas de transmissão deixaram ao menos cinco cidades sem energia e afetaram mais de 65 mil moradores.
Em agosto do ano passado, uma queda no sistema de transmissão do Rio Madeira interrompeu o fornecimento para Acre e Rondônia, retirando quase 1 GW do sistema — sendo 180 MW destinados ao Acre e 800 MW a Rondônia.
Em nota, a Energisa informou que a falha teve origem no SIN (Sistema Interligado Nacional), sem relação direta com a concessionária. O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) apura as causas da ocorrência.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.