ARaymond doa equipamentos para cursos do setor solar

Fabricante destaca a importância da qualificação dos profissionais que atuam no mercado fotovoltaico brasileiro
ARaymond doa equipamentos para cursos do setor solar

Visando colaborar com a disseminação do conhecimento, a fabricante de fixadores fotovoltaicos ARaymond Energies, e parceria com a PhotoEnergy e a Staubli, doou equipamentos para os cursos de extensão voltados ao segmento solar oferecidos pela USP (Universidade Estadual de São Paulo) em São Carlos.

A empresa forneceu clips fixadores para os cursos “Introdução a Sistemas Fotovoltaicos, Dimensionamento e Instalação” e” Dimensionamento Avançado de Sistemas Fotovoltaicos Usando PVsyst”, ministrados pelo professor e doutor em engenharia elétrica, Elmer Pablo Tito Cari. A PhotoEnergy e a Staubli também contribuíram nesse projeto, realizando doação de equipamentos integradores do sistema fotovoltaico. 

“O curso de sistemas fotovoltaicos básico e avançado que ministro na USP é um curso de difusão destinado para toda a comunidade externa e interna: alunos, professores, engenheiros, técnicos, investidores, público geral que queiram investir nesse setor”, explica o professor. 

O curso começou em 2017 e por ser um curso de extensão, foi necessário um convênio entre a USP/São Carlos e a FIPAI (fundação industrial para o incremento e aperfeiçoamento industrial). 

“Quando comecei a criar o curso não tinha muitos cursos na região de São Carlos por isso acabei criando o curso. A preparação das aulas teóricas foi mais tranquila, pois estou familiarizado em ministrar aulas, já na parte prática são necessários equipamentos”, afirma Cari.  

A parceria com a ARaymond e os demais doadores surgiu através de Willy Paul Barros Zulke, estudante de Engenharia Elétrica e estagiário na ARaymond no setor de Energias. O estudante também é monitor especialista dos cursos na universidade.  

“A ARaymond entrou em contato com o coordenador do curso, o Professor Elmer, para realizar doações do catálogo de produtos da Raymond. O professor gostou bastante dos produtos e da facilidade de instalação que realizou a solicitação de mais amostras e trilhos para instalação de um showroom na ARaymond”, afirmou Zulke

Projeto Garagem Solar

Projeto Garagem Solar - USP São Carlos
Projeto Garagem Solar – USP São Carlos

A ARaymond também doou clips fixadores e gerenciadores de cabos para um projeto de garagem da universidade e as vedações ficaram por conta da PhotoEnergy. A estrutura é composta por 12 painéis fotovoltaicos de 380 W e um inversor de 4 kW, o sistema produz até 529 kWh mensalmente. A garagem possui tomadas para carregamento de carros elétricos e celulares. 

A estrutura foi doada pela RTD Engenharia, levou um mês e meio para ficar pronta e foi feita a partir de um inversor e painéis solares doados pela WEG Solar. O custo base dos equipamentos utilizados na implementação foi de cerca de R$ 23 mil. 

“Apesar do tempo, os clips ARaymond podem ser montados com apenas um click, fazendo a fixação e o aterramento. Um módulo leva em média 10 segundos para ser instalado, com 4 pontos de fixação e utilizando apenas um martelo”, destaca Rafael Avila, KAM do segmento de Energia da ARaymond Brasil

Imagem de Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal