Entrevista publicada na 24ª edição da Revista Canal Solar. Clique aqui e baixe agora gratuitamente!
Segundo dados da IEA (Agência Internacional de Energia, na sigla em inglês), a utilização de sistemas de armazenamento de energia no mercado global aumentou mais de 130% em 2023, um incremento de 42 GW de potência e mais de 90 GWh de capacidade instalada em um único ano.
Países como a China, Estados Unidos e Inglaterra têm liderado a adoção da tecnologia: uma solução versátil e promissora que, além de prover flexibilidade operativa, garante a expansão segura das energias renováveis e da transição energética.
Desde 2021, o sistema elétrico brasileiro vem apresentando sinais de que a inserção deste tipo de solução contribui para garantir uma maior flexibilidade e segurança operativa, tanto em casos de aplicações distribuídas quanto de centralizadas.
Em entrevista ao Canal Solar, José Wanderley Marangon, diretor-presidente da MC&E e secretário do INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa), explica que os sistemas de armazenamento são hoje uma peça fundamental para tornar a energia renovável mais estável e reduzir os gastos do Brasil com a implantação de linhas de transmissão.
O executivo também comentou sobre as vantagens que o país teria caso as baterias fossem incluídas em leilões, como de Reserva de Capacidade, e como a sua aplicação pode ajudar a balancear a oferta e a demanda, evitando picos e quedas de energia, além de outros assuntos relacionados.
Quer ler a entrevista completa? Baixe agora gratuitamente a 24ª edição da Revista Canal Solar.
Mais conteúdos da 24ª Revista Canal Solar
- Jurimetria das decisões judiciais sobre a exclusão do ICMS na GD
- Geração compartilhada ainda está em risco?
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].