Visando atender a demanda crescente do mercado de armazenamento de energia, a Solmais Distribuidora está trazendo para o Brasil um mix completo de soluções que se adaptam a diferentes tipos de projetos e perfis de consumo.
Em uma recente edição do podcast Papo Solar, realizado pelo Canal Solar, Joaquim Fernandes, diretor de Negócios da Solmais, enfatizou a disponibilidade da nova linha de produtos.
“Estamos prontos para atender a demanda com inversores híbridos e off-grid interativos das marcas LuxPower e Must Energy. Com essas soluções, já liberadas na pré-venda, conseguimos garantir disponibilidade para atender todo o mercado com essa nova frente de negócios”.
Com relação à LuxPower, a linha de produtos inclui inversores híbridos de 5 kW e 10 kW, disponíveis nas versões bifásica (split-phase) e monofásica 220 V, abrangendo todos os estados do Brasil.
Há também os inversores off-grid interativos de 5 kW nas tensões bifásicas e monofásicas, além da bateria Wallbox de 5,12 kWh com 6000 ciclos, que pode ser escalada conforme as necessidades de cada projeto.
Referente à Must Energy, a empresa disponibiliza a linha off-grid interativa monofásica 127V ou 220V, bem como a bateria Wallbox de lítio de 5,12 kWh, ideal para quem busca uma solução de custo competitivo.
“A linha completa de inversores híbridos e off-grid interativos da LuxPower e Must já está com a pré-venda liberada para atender uma ampla gama de aplicações em todos os estados do Brasil”, ressaltou Fernandes.
Relevância do armazenamento e desafios atuais
Nos últimos anos, o mercado de geração distribuída no Brasil tem enfrentado uma série de transformações, impulsionadas por mudanças regulatórias e restrições de conexão à rede.
Com essas novas regras, a implementação de sistemas on-grid enfrenta desafios que, embora dificultem alguns processos, abrem uma oportunidade significativa para tecnologias de armazenamento de energia.
Nesse cenário, a busca por soluções híbridas e off-grid está cada vez mais em alta, gerando uma nova frente de mercado que está redefinindo a geração e o uso da energia solar no Brasil.
Problemas como a inversão de fluxo, por exemplo – que ocorre quando o excesso de energia gerada precisa ser devolvido à rede, criando sobrecarga – têm se tornado comuns.
As soluções de armazenamento emergem como uma resposta eficiente para tal problema, proporcionando maior previsibilidade e estabilidade, tanto para consumidores residenciais quanto comerciais.
As soluções de armazenamento permitem ainda a criação de uma reserva de emergência, garantindo backup para cargas essenciais e otimizando o uso da energia produzida, ao armazená-la para consumo posterior.
Dessa forma, consumidores podem assegurar segurança energética e economia, tornando-se menos dependentes da rede e mais preparados para enfrentar oscilações no fornecimento.
Retrofit de sistemas on-grid
Outra oportunidade que ganha força no mercado é o retrofit de sistemas on-grid. Consumidores que já possuem sistemas de geração solar conectados à rede podem se beneficiar com a adição de armazenamento, garantindo uma reserva de emergência em casos de falhas e apagões.
O armazenamento permite também a otimização de investimentos ao armazenar a energia excedente gerada durante o dia para consumo noturno, trazendo economia e segurança para residências e pequenos e médios comércios.
Expansão e oportunidade para integradores
O mercado de armazenamento de energia representa uma oportunidade crescente para integradores e profissionais do setor solar. A possibilidade de oferecer retrofit e upgrades em sistemas on-grid com soluções de armazenamento permite que os integradores ampliem sua base de clientes e agreguem mais valor aos projetos.
“A Solmais entende que o armazenamento é uma necessidade presente no setor, e não apenas uma tendência: “O presente é armazenar e gerar energia, e nós da Solmais estamos aqui para garantir que todos os nossos parceiros e clientes tenham as melhores soluções para essa nova realidade”, concluiu o diretor de Negócios da companhia.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].