Avanço da tecnologia dos painéis FV permite maior acesso à energia solar

Investimentos em geração própria de energia, tornou-se cada vez mais acessível ao consumidor
Avanço da tecnologia dos painéis fotovoltaicos permite maior acesso à energia solar

O setor de energia solar vem se desenvolvendo cada vez mais rápido com o passar dos anos, reinventando a maneira como se produz e se consome energia elétrica. Seu crescimento, na última década, foi notável e cheio de novos recordes ao longo dos anos.

Para se ter uma ideia, em 2010 o mercado global era pequeno, com pouco mais de 39 Gigawatts (GW) de capacidade instalada. Hoje, a capacidade de produção de energia solar no mundo foi estabelecida em 512,3 GW e deverá chegar a 2,3 TW em 2025, segundo projeção do Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026.

Avanços junto ao setor

As inovações na área são muitas e têm gerado uma diminuição do custo desse tipo de energia, tornando-a cada vez mais acessível ao consumidor. O avanço da tecnologia também gerou um aumento significativo na eficiência de equipamentos, como é o caso dos painéis solares.

Há aproximadamente dois anos, os painéis disponíveis no mercado eram de potências que giravam entre 360 W e 405 W. Atualmente o mercado já oferta painéis com potência de 665 W. São painéis com maior área de captação de luz e grande eficiência.

Com eles, a quantidade de estrutura de fixação é reduzida, assim como o tempo de obra, já que são necessários menos painéis para se gerar a mesma quantidade de energia. O custo de manutenção ao longo do tempo também é menor, uma vez que a lavagem dos painéis é cobrada por “placa”.

Um gerador de energia fotovoltaica tem longa vida útil devido à tecnologia de seus componentes. Os inversores possuem vida útil de cerca de 20 anos e os painéis passam dos 30 anos de vida útil.

A garantia dos fabricantes também é elevada. Existem marcas que ofertam até 20 anos de garantia para seus inversores e marcas de painéis que ofertam até 15 anos de garantia de fabricação e 25 anos de garantia de performance.

A tendência é que o mercado só trabalhe com painéis de alta potência, que possuem níveis de corrente de operação mais elevados. Por isso, é importante que os inversores também sejam modernos, para que possam suportar os níveis de correntes dos painéis de alta potência.

A Sou Energy atua no setor de energia fotovoltaica há seis anos e trabalha com o que há de mais novo no mercado, incluindo equipamentos de alta qualidade e marcas reconhecidas. Em agosto deste ano, a empresa apresentou as novidades que fazem parte de seu portfólio de produtos na Intersolar South America 2022.

Entre os produtos de última geração, estão painéis que contam com potência de 665 W, figurando como o mais potente do mercado atualmente.

Em resumo, esses painéis proporcionam maior velocidade de instalação e menor nível de intervenção nos telhados, uma vez que é necessário um menor número de furos e fixadores.


As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

Imagem de Mario Viana
Mario Viana
Diretor comercial e de marketing da Sou Energy Brasil, atua a mais de 4 anos na distribuidora. Pós-Graduando em Ciência de Dados, BI, Big Data e Data Analytics e Graduado em Administração com Habilitação em Marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal