29 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,7GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 27,7GW

Bandeira amarela permanece em abril, diz ANEEL

De acordo com a Agência, a medida foi tomada pois o volume de chuvas ficou abaixo do esperado em março

Autor: 30 de março de 2021Setor Elétrico
2 minutos de leitura
Bandeira amarela permanece em abril, diz ANEEL

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou, na última sexta-feira (26), que a bandeira tarifária amarela será mantida para o mês de abril, com custo de R$ 1,343 para cada 100 kWh consumidos. 

De acordo com a Agência, essa medida foi tomada pois em março houve registros de precipitação nas principais bacias do SIN (Sistema Interligado Nacional) com volumes finais abaixo do esperado. 

Ademais, explicou que os principais reservatórios de hidrelétricas do SIN estão com estoques relativamente reduzidos para essa época do ano, em função do volume de chuvas abaixo do padrão histórico registrado ao longo de toda a estação úmida.

Leia mais: Revisão da bandeira tarifária entra em consulta pública

Como abril é um mês de transição entre o período úmido e o seco nessas regiões, as precipitações não devem alterar a tendência de queda das afluências a partir de então, disse a ANEEL em nota.

“Essa conjuntura sinaliza patamar desfavorável de produção pelas hidrelétricas, pressionando os custos relacionados ao GSF (risco hidrológico) e o PLD (Preço de Liquidação das Diferenças)”, completou a agência.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.