1 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

BBCE fecha janeiro com maior volume negociado da história

No primeiro mês de 2024, a infraestrutura de mercado viabilizou negociação de cerca de 66 mil GWh

Autor: 7 de fevereiro de 2024Mercado Livre
2 minutos de leitura
BBCE fecha janeiro com maior volume negociado da história

2024 começou movimentado no mercado livre de energia. Foto: BBCE/Reprodução

Com a perspectiva de aumento do PLD, este ano começou aquecido no ACL (Ambiente de Contratação Livre) e a BBCE (Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia) registrou mês recorde histórico, com alta expressiva em todos os indicadores.

Aproximadamente, 66 mil GWh foram negociadas, um crescimento de 111% em comparação com dezembro de 2023 e 113% em relação a janeiro do ano passado.

De acordo com Alexandre Thorpe, presidente da BBCE, o mercado passou a antever uma elevação nos preços, o que trouxe de volta a volatilidade. Diferentemente de outras épocas, destacaram-se produtos com prazo acima de um mês. 

“Em janeiro deste ano, 89,9% das operações foram com vencimento superior a um mês, o que difere dos 78,8% registrados ao longo de 2023”, afirma.

Além de registrar recorde mensal, em janeiro a BBCE também obteve o maior pregão da história. No dia 26 do primeiro mês do ano, foram transacionadas 1.989 GWh, que superam em mais de 100% o último recorde diário, ocorrido dia 18 desse mesmo mês. 

“Vale destacar que essa data era uma emenda de feriado municipal em São Paulo, cidade que reúne grande parte das comercializadoras do Brasil”, ressalta Thorpe. 

O volume de janeiro foi dividido em, aproximadamente, 6,2 mil operações, alta de 147% em comparação com dezembro e de 206% com relação ao mesmo mês do ano anterior. 

O montante financeiro também foi maior, tendo em vista a perspectiva alta do PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) e do volume, atingindo R$ 7 bilhões, uma alta de 129% em comparação com janeiro de 2023 e 144% em comparação com dezembro de 2023.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.