Bento Albuquerque fará pronunciamento para explicar a crise hídrica no Brasil

Ministro de Minas e Energia falará em cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta segunda-feira (28)

O ministro de MME (Minas e Energia), Bento Albuquerque, fará um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão nesta segunda-feira (28), às 20h, para explicar a atual situação hídrica do Brasil. 

Prevista para durar 4 minutos e 40 segundos, a fala deverá abordar a decisão pela manutenção da bandeira vermelha no patamar 2 no mês de julho, em razão da seca que atinge as principais bacias hidrográficas do SIN (Sistema Interligado Nacional).

Nesta terça-feira (29), a direção da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) ainda vai realizar uma reunião para definir uma revisão dos valores das bandeiras tarifárias para o período 2021/2022.  

Durante o pronunciamento, também existe a expectativa de que Albuquerque comente os efeitos da crise hídrica na segurança do abastecimento de energia no país e fale sobre as estratégias do governo para evitar a necessidade de racionamento.

Na semana passada, o ministro disse que o governo planejava enviar ao Congresso Nacional uma MP (medida provisória) para criar um colegiado que fosse capaz de tomar atitudes de enfrentamento à crise hídrica.

O Brasil passa hoje pela maior crise hídrica dos últimos 91 anos, com níveis críticos de reserva de água em seus reservatórios estratégicos. O problema vem se alastrando desde outubro do ano passado. 

Neste meio tempo, o Governo Federal já precisou importar energia de países vizinhos, como Argentina e Uruguai, e aprovar despachos para o acionamento das usinas termelétricas para garantir que não houvesse desabastecimento de energia nos lares brasileiros. 

Albuquerque também deve se pronunciar sobre a possibilidade de um “racionamento voluntário” de água e energia e vai tranquilizar a população de que há segurança no fornecimento de energia no país. 

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal