21 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Brasil ultrapassa 23 GW em capacidade solar operacional

Mercado fotovoltaico nacional soma 15,93 GW em geração distribuída e 7,07 GW em geração centralizada

Autor: 26 de dezembro de 2022janeiro 2nd, 2023Indicadores
2 minutos de leitura
Brasil ultrapassa 23 GW em capacidade solar operacional

Energia solar adicionou mais de 9 GW de potência instalada desde o início do ano. Foto: Freepik

O Brasil ultrapassou, durante o fim de semana de comemorações natalinas, a marca de 23 GW de capacidade instalada da fonte solar, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

O montante leva em consideração a potência em operação das usinas de grande porte (geração centralizada) e dos pequenos sistemas de geração própria (geração distribuída).

O novo patamar foi atingido cerca de um mês após a fonte ter registrado 22 GW, no dia 21 de novembro. Na primeira semana de janeiro, havia 13 GW de potencia em operação.

Atualmente, o mercado fotovoltaico nacional conta com 15,93 GW em geração distribuída e 7,07 GW em centralizada. 

Com o crescimento registrado ao longo de 2022, a fonte passou a ocupar a terceira posição na matriz elétrica brasileira, ficando atrás apenas da eólica e da hídrica. 

A ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) acredita que, mantendo o atual ritmo de avanço, a tecnologia irá assumir já em 2023 a vice-liderança.

Geração distribuída

Somente neste ano, a geração distribuída solar registrou aumento de 73,15% em sua potência instalada, saltando de 9,2 GW em 1º de janeiro para os atuais 15,93 GW. 

A modalidade também contabiliza, no momento, mais de 1,52 milhão de sistemas fotovoltaicos instalados em todo país, um aumento de 127,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando havia 686 mil conexões.

Geração centralizada

Já o segmento de GC contabilizou mais de 52,6% de crescimento no ano: de 4,63 GW para os atuais 7,07 GW.

Segundo a ANEEL, o país também conta hoje com outros 5,01 GW em empreendimentos com construção iniciada e mais de 73 GW em projetos com construção não iniciada.

Previsões para 2023

Projeções divulgadas, na primeira semana de dezembro, pela ABSOLAR avaliam que mais de 10 GW de potência serão adicionadas no Brasil em 2023, chegando a um total acumulado de mais 34 GW.

Já os novos investimentos gerados pelo setor devem ultrapassar os R$ 50 bilhões no próximo ano, com margem para criação de mais de 300 mil empregos em todas as regiões do país. 

Dos 34 GW previstos, cerca de 21,6 GW deverão ser provenientes de geração distribuída, enquanto 12,4 GW devem ser acrescidos a partir das grandes usinas.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.