21 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Brasil ultrapassa 38 GW de potência instalada em energia solar

Dados da ANEEL indicam que 69% da potência vem de geração distribuída

Autor: 2 de fevereiro de 2024Indicadores
3 minutos de leitura
Brasil ultrapassa 38 GW de potência instalada em energia solar

Foto: Envato

O Brasil ultrapassou a marca de 38 GW instalados em energia solar ao considerar os segmentos de GC (geração centralizada) e GD (geração distribuída). Isso significa que 16,8% da matriz elétrica brasileira é proveniente da energia solar.

Os dados são da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), e corroborado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

De acordo com a ABSOLAR, desde 2012, a fonte solar gerou mais de 1,1 milhão de empregos no país. Além disso, a instituição também afirma que neste período foram R$184,3 bilhões em investimentos e R$ 51,7 bilhões em arrecadação aos cofres públicos.

Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, a energia solar é um dos principais vetores para a descarbonização do país.

“Com a combinação de tecnologias como o armazenamento de energia elétrica e o hidrogênio verde, o Brasil pode, em pouco tempo, impulsionar seu desenvolvimento sustentável, com a geração de milhares de novos empregos verdes, trazendo mais renda para os trabalhadores e mais oportunidades para a nossa população”, afirmou Koloszuk.

Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, vê a fonte solar como uma importante ferramenta para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do país. Ele cita as oportunidades do uso de sistemas fotovoltaicos em habitações do programa Minha Casa, Minha Vida, como também em escolas, bibliotecas, postos de saúde, parques, entre outros.

“O avanço da energia solar fortalece a sustentabilidade e amplia o protagonismo internacional do Brasil, além de aliviar o orçamento das famílias e reforçar a competitividade dos setores produtivos brasileiros”, conclui Sauaia.

Dados de GC e GD

No segmento de geração distribuída, o Brasil conta com 26,3 GW de potência instalada. São mais de 2,34 milhões de sistemas em GD, ou cerca de 69% da potência total. De acordo com a ANEEL, cerca de 32 mil desses sistemas foram instalados neste ano.

Já em termos de GC o país possui 11,78 GW de potência instalada, com outro 132 GW de potência outorgada em usinas não operantes. Deste montante, 7,45 GW vem de usinas que já começaram sua construção, enquanto 125,47 GW são provenientes de usinas que as obras ainda não começaram .

A ABSOLAR projeta que neste ano o Brasil ultrapasse a marca de 45 GW de potência.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Frederico Tapia

Frederico Tapia

Estudante de jornalismo pela UNESP do campus de Bauru. Possui experiência em produção de matérias jornalísticas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.