BRK fecha acordo com Elera para fornecimento de energia solar

Acordo garante à empresa privada de saneamento 48 MW de capacidade do Complexo Solar Janaúba para consumo próprio
2 minuto(s) de leitura
BRK fecha acordo com Elera para fornecimento de energia solar 
BRK passa a se tornar acionista do Complexo Solar Janaúba. Foto: BRK/Reprodução

A BRK, uma das maiores companhias privadas de saneamento do Brasil, e a Elera Renováveis, empresas de geração de energia do grupo canadense Brookfield, firmaram uma parceria na qual a BRK adquirirá 48 MW de capacidade do Complexo Solar Janaúba, em Minas Gerais, para consumo próprio de 2025 a 2039.

Ao todo, isso corresponde a um volume de 119.533 MWh por ano, o suficiente para abastecer cerca de 57 mil residências anuais. O acordo foi firmado no modelo de autoprodução por equiparação. 

Com isso, a BRK passa a se tornar uma acionista do complexo e, com isso, recebe autorização para gerar energia para o seu próprio uso.

A empresa, inclusive, também estabeleceu outros acordos com outras duas empresas do setor no último ano: uma com a Iguá, para adquirir 50 MW de capacidade de 2024 a 2038; e outra com a Águas do Rio, para ter direito a 100 MW no mesmo período. 

Nos últimos anos, o setor de saneamento básico no Brasil tem sido impulsionado pelo crescimento do Mercado Livre de Energia e da autoprodução, segundo a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). 

Apesar de muitas indústrias já operarem no ambiente livre ou na autoprodução há anos, foi somente a partir de 2020 que as operadoras de saneamento começaram a migrar com mais intensidade para esses modelos, coincidindo com o novo marco regulatório do saneamento básico e a privatização das concessionárias de energia. 

Complexo Solar Janaúba
Complexo Solar Janaúba, em Minas Gerais. Foto: Elera Renováveis/Reprodução

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal