21 de abril de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,29 GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 5,35 GW

Carrinho

Busque seu lugar ao Sol, mas entenda como se posicionar

Autor: 14 de setembro de 2020Opinião
Busque seu lugar ao Sol, mas entenda como se posicionar

Felipe Santos
Gerente de Vendas na JA Solar | Membro do Conselho na ABSOLAR


A energia solar fotovoltaica nos fascina por vários aspectos, mas gostaria aqui de destacar um em especial: o empreendedorismo.

Conforme a última pesquisa da Greener, publicada em agosto deste ano, a população de empresas integradoras ativas é de 14.200. E este número vem crescendo ano a ano, juntamente com o setor.

Somente no primeiro semestre de 2020, conforme dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), crescemos aproximadamente 34% e geramos em torno de 40 mil empregos.

O potencial para empreender no setor solar é quase tão infinito quanto a sua própria fonte de energia.

Porém, é preciso tomar muito cuidado no momento de buscar seu “lugar ao Sol”. Com todo esse crescimento, a concorrência, que é saudável, tem se acirrado muito, especialmente em tempos de crise. Daí a necessidade de entender como posicionar sua empresa.

Mas afinal o que é posicionamento?

De acordo com Philip Kotler, considerado o mestre do marketing moderno, “posicionamento é mostrar para o seu público alvo qual a diferença entre você e seus competidores”.

Desta forma, é importante entender quais são as três formas clássicas de posicionamento, definidas por um dos maiores estudiosos sobre estratégias competitivas, Michael Eugene Porter: custo, diferenciação e foco.

Posicionamento por custo: focado no baixo custo operacional, na maximização da produção e na maximização da diluição dos custos. A palavra-chave aqui é eficiência, seja operacional, de gestão ou por automação. Como resultado o consumidor percebe como principal diferencial de tais empresas o seu preço.

Posicionamento por diferenciação: focado na visão ampliada do produto ou serviço, nos diferenciais, na capacitação, nas tecnologias, no P&D (pesquisa e desenvolvimento) focado ao mercado, na excelência em engenharia. Busca-se transmitir ao consumidor o VALOR da empresa ancorado em benefícios intangíveis.

Posicionamento por foco: focado no segmento, no público alvo específico. A palavra-chave aqui é a customização do produto ou serviço sendo reconhecido pelo consumidor como sendo único.

Precisamos considerar este aspecto tão importante para a longevidade da empresa, transmitindo uma mensagem clara aos nossos clientes sobre o nosso posicionamento — e com isso buscar o reconhecimento do mercado.

É preciso destacar que um sistema fotovoltaico tem vida útil de 25 anos, ou seja, a cada sistema instalado estamos estabelecendo um relacionamento com o cliente por período igual ou superior.

Como queremos ser reconhecidos por nossos clientes? Posicione-se!


Referências

https://greener.greener.com.br/estudo-gd-1-sem-2020

{loadmoduleid 316}
{loadmoduleid 345}
{rfbcomment}100%{end-rfbcomment}

Felipe Santos

Felipe Santos

Gerente de Vendas na JA Solar | Membro do Conselho na ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Comentar