[gtranslate]

BYD passa a oferecer serviço de EPC para grandes usinas fotovoltaicas

Empresa irá atuar desde a identificação da demanda de energia até a manutenção do sistema durante o período da garantia técnica
30-10-23-canal-solar-BYD passa a oferecer serviço de EPC para grandes usinas fotovoltaicas
BYD está expandindo seu portfólio de produtos e serviços. Foto: BYD/Reprodução

A BYD Energy passou a oferecer ao mercado o EPC (Engineering, Procurement and Construction), ou seja, o desenvolvimento do projeto de grandes usinas solares do início ao fim.

O serviço envolve estudos e dimensionamento para entender a demanda do local, todo o processo de engenharia executiva, planejamento e gestão das aquisições, como também o processo de construção e montagem do projeto, incluindo os comissionamentos e testes necessários para conexão.

“O nosso objetivo é fortalecer o mercado de energia limpa no Brasil e atuar como uma aliada neste contexto com nossa expertise na criação de soluções sustentáveis e serviços qualificados, baseados em um alto conhecimento técnico”, disse Sócrates Rodrigues, diretor de projetos da BYD Energy

“A sustentabilidade é o foco da BYD, tanto com a produção de carros elétricos quanto com soluções de energia solar, protagonistas na oferta de ‘combustível limpo’ para as soluções de eletromobilidade BYD”, ressaltou o executivo, que explicou que o EPC da empresa atende também demandas de clientes de pequeno porte.

Com solução “energy as a service”, a companhia age desde a identificação da demanda de energia do cliente até a manutenção da usina durante todo o período da garantia técnica, que pode durar de 6 a 12 meses.

Na fase inicial, a equipe de engenharia, com expertise em desenvolvimento de projetos, fornece as soluções personalizadas, estudos e dimensionamentos, respeitando todas as normativas, além da utilização de softwares e ferramentas adequadas e elaboração de memoriais e quantitativos, garantindo precisão executiva e controle de custos, além do suporte dos consultores e de um time de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da própria BYD.

Já na etapa de planejamento de compras e aquisições, a fabricante destacou que entra em cena a equipe especializada em cadeia de suprimentos, que ativa o sistema de qualificação de fornecedores, o acesso a especialistas em importação e nacionalização, o setor de logística e suprimentos dedicado ao projeto e também o tempo reduzido de operação e resolução de problemas.

Feito todo esse processo, a construção é realizada por parceiros qualificados em execução de obras e com a expertise comprovada em todas as disciplinas (elétrica, civil e mecânica), seguida do gerenciamento de obras, com o monitoramento e controle através de indicadores de desempenho, gestão de fornecimento e execução de subcontratados, gestão da qualidade e de riscos, a fiscalização de obra e ainda o setor jurídico dedicado ao acompanhamento de todo o ciclo do projeto.

“O EPC é mais uma solução que vem para agregar no leque de produtos e serviços da companhia, que contribui 100% com a sustentabilidade do país. Agora com a oferta, a BYD agrega ainda mais ao crescimento do setor, em linha com seu compromisso de redução da temperatura global em até 1ºC”, concluiu Rodrigues.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal