6 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,6GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

Canadian Solar anuncia novo sistema de armazenamento residencial

Solução, que combina inversor híbrido, módulos de bateria e Smart Gateway, possui capacidade de conexão de até 6 unidades em paralelo

Autor: 7 de março de 2024Lançamentos
4 minutos de leitura
Canadian Solar anuncia novo sistema de armazenamento residencial

EP Cube, nova solução da Canadian. Imagem: Canadian Solar/Divulgação

A Canadian Solar anunciou o lançamento do sistema de armazenamento de energia residencial, o EP Cube. O produto, projetado para residências, combina inversor híbrido, módulos de bateria e um Smart Gateway.

“Estamos muito felizes em apresentar o EP Cube, uma solução líder na indústria que redefine a experiência de armazenamento residencial. Com sua flexibilidade, modularidade e inteligência, os consumidores agora têm uma maneira mais eficiente e personalizável de gerenciar sua energia”, afirmou Cristiano Piroli, diretor de Vendas de Energy Storage na Canadian Solar.

Outro ponto de destaque do equipamento é o seu funcionamento otimizado como backup para a rede de energia. Em uma época onde as quedas de eletricidade se tornaram mais habituais em diversas regiões da América Latina, o EP Cube, conforme a empresa, se torna uma solução eficiente e inteligente para não interromper a utilização de energia elétrica nas residências.

O sistema inteligente do Smart Gateway também garante mais qualidade à energia em regiões onde é constante a instabilidade da rede elétrica, mantendo a usina estável e operando os equipamentos livres das quedas e intermitências indesejadas.

O produto oferece ainda diversas configurações de acordo com as necessidades do usuário, variando de 9,9 kWh a 19,9 kWh de armazenamento de energia e 7,6 kW de potência em um único inversor.

Com a capacidade de conexão de até seis unidades em paralelo, o EP Cube oferece flexibilidade na configuração do sistema, podendo alcançar até 119,9 kWh de armazenamento total e 45,6 kW de potência.

Além disso, o equipamento conta com diversas opções de aplicação, já que pode ser integrado com gerador a diesel, inversor solar on-grid e carregador veicular, incluindo os modos de operação: time of use, backup e self consumption.

Demais características

Com um design “All-in-One”, que inclui inversor, módulo de armazenamento de energia e sistema de comunicação, o produto possui o modo de configuração automática, com uma instalação fácil para DIY (faça você mesmo). As conexões de encaixe reduzem pontos de falha e eliminam a necessidade de materiais de terceiros para a instalação.

A proteção de backup é outro diferencial importante, detectando interrupções e fornecendo energia para toda a casa ou para cargas críticas selecionadas pelo proprietário.

O sistema é preparado para cargas que exigem um pico de potência maior para iniciar a operação, alcançando 22 kVA por 10 segundos. Tudo isso é gerenciado por meio de inteligência e monitoramento avançados. Segundo a empresa, com o App EP Cube é fácil monitorar em tempo real e controlar o sistema por meio de uma interface intuitiva.

Ademais, a tecnologia Weather Watch (vigilante do tempo) permite o monitoramento meteorológico para carregamento preventivo em eventos climáticos extremos, juntamente com o Data Insights, que coleta e faz a imediata apresentação de dados para entender padrões de geração e consumo de energia.

Sobre a Canadian Solar

Este ano, a Canadian Solar completa 22 anos de atuação. Ela foi fundada em 2001 em Ontário, no Canadá, e, hoje, com operações também na China e Estados Unidos, onde também lançou ações na Bolsa de Valores.

É uma companhia sino-canadense com subsidiárias comerciais em mais de 22 países, presente em cinco continentes e que emprega 18,5 mil funcionários. Com instalações industriais de alta tecnologia no Canadá, USA, China e países do Sudeste Asiático, a companhia já entregou 110 GW de painéis para clientes em mais de 160 países, desde a sua fundação.

Atualmente, está listada como fabricante Tier 1 pelo monitoramento trimestral de capacidade financeira e de produção realizado pela BNEF (Bloomberg New Energy Finance).


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.