2 de dezembro de 2023
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 11,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 24,7GW

Capacidade de produção da Luxen deve chegar a 10 GW até 2025

Empresa está construindo uma segunda unidade de produção para o desenvolvimento de novas tecnologias de painéis

Autor: 20 de novembro de 2023Mercado
3 minutos de leitura
Capacidade de produção da Luxen deve chegar a 10 GW até 2025

Luxen visa expandir capacidade produtiva nos próximos anos. Foto: Luxen Solar/Divulgação

A Luxen Solar anunciou que já vendeu mais de 6 GW em módulos fotovoltaicos no mundo, e a expectativa é que a capacidade de produção da empresa chegue a 10 GW até 2025.

O principal mercado é a Europa e a América do Sul, mas também operam na Ásia, África e Austrália. Atualmente, a companhia tem sua sede na Áustria e está construindo uma segunda unidade de produção para o desenvolvimento de novas tecnologias de painéis. A primeira fábrica já está operando com máquinas totalmente automatizadas desde 2017.

Fundada em 2005, na Espanha, a Luxen Solar afirmou que é uma fabricante que experimentou um crescimento internacional substancial, com presença em mais de 90 regiões em todo o mundo, e alcançou o desempenho Top 15 do mercado brasileiro nos últimos anos.

Quatro anos após o estabelecimento de sua primeira fábrica em 2011, a empresa criou sua linha de produção automática de módulos fotovoltaicos. Entre os destaques está a série TOPCon N-Type, que pode atingir até 28% de eficiência.

A Luxen também foi selecionada como fabricante de painéis solares Tier 1 pela BNEF (BloombergNEF) em 2022, em reconhecimento à competitividade de sua marca.

Fábrica de módulos da empresa. Foto: Luxen Solar/Divulgação

Fábrica de módulos da empresa. Foto: Luxen Solar/Divulgação

Desafios dos fabricantes de módulos

Os maiores desafios enfrentados por um fabricante, conforme a Luxen, são as rápidas mudanças nas tecnologias fotovoltaicas. “No mundo de hoje, os avanços em P&D (pesquisa e desenvolvimento) são muito rápidos em todos os setores e a energia solar não é exceção”.

Segundo a companhia, o desenvolvimento de células solares dita a direção do desenvolvimento de módulos, e mudanças rápidas são iminentes. “Pouquíssimos fabricantes são capazes de responder com rapidez suficiente a essas mudanças, pois, para acompanhar a tecnologia, são necessários investimentos substanciais e contínuos em novas máquinas”.

“A Luxen Solar acompanha de perto todas as tecnologias e oferece aos clientes a tecnologia mais adequada ao seu projeto, considerando não apenas suas vantagens, mas também tendo em mente o rápido retorno sobre o investimento de cada investidor”, ressaltaram.

Módulos da fabricante são adaptados aos cenários residenciais, utility-scale e C&I (Comercial e Industrial). Foto: Luxen Solar/Divulgação

Módulos da fabricante são adaptados aos cenários residenciais, utility-scale e C&I (Comercial e Industrial). Foto: Luxen Solar/Divulgação

Sobre a Luxen

A Luxen, que tem quase duas décadas de experiência em P&D, já foi reconhecida como uma das “Empresas de Módulos FV mais Influentes” pela Solarbe Global, em 2022, e uma das “Empresas de Módulos FV mais Inovadoras de 2020-2021” pela SolarenPV.

“Acompanhamos continuamente os desenvolvimentos acelerados na área de energia solar e é sempre uma vantagem para os clientes ter um parceiro que possa sempre oferecer a tecnologia mais recente”, enfatizaram.

“As tecnologias obsoletas não podem proporcionar o desempenho desejado, enquanto as mais novas e mais avançadas costumam ser muito caras e podem retardar o ROI de uma empresa. A Luxen encontrou o meio-termo perfeito para oferecer aos clientes um ROI rápido com tecnologias inovadoras e acessíveis, e manterá essa abordagem à medida que continuar a se expandir”, concluiu a companhia.

Luxen expandiu o portfólio de módulos com tecnologia TOPCon N-Type. Foto: Luxen Solar/Divulgação

Luxen expandiu o portfólio de módulos com tecnologia TOPCon N-Type. Foto: Luxen Solar/Divulgação

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.