9 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,6GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

Carga de energia deve crescer 3,3% em maio, diz ONS

CMO se mantém zerado pela vigésima primeira semana consecutiva

Autor: 18 de maio de 2023fevereiro 20th, 2024Setor Elétrico
2 minutos de leitura
Carga de energia deve crescer 3,3% em maio, diz ONS

As projeções para a Energia Armazenada (EAR) seguem acima de 80% em todas as regiões. Foto: Arquivo/ONS

A carga de energia elétrica (soma do consumo e perdas) tem previsão de atingir 71.880 MW médios em maio, o que representará um crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, informou o Operador Nacional do Sistema (ONS), em boletim divulgado na última sexta-feira (12).

“A maior expansão segue sendo aquela estimada para o Norte, com 14,8% (7.078 MWmed), seguido pelo Nordeste, com 5,1% (12.065 MWmed). O Sudeste/Centro-Oeste deve registrar avanço de 2,2% na carga (40.861 MWmed). Por fim, o Sul é o único submercado com perspectiva de redução: 0,9% (11.876 MWmed).”

Segundo o ONS, as sinalizações meteorológicas para esta semana operativa indicam ocorrência de temperaturas amenas e em médias semelhantes ao período em curso nas principais cidades de todos os subsistemas.

As projeções para a Energia Armazenada (EAR) seguem acima de 80% em todas as regiões. A EAR do Sudeste/Centro-Oeste pode chegar a 87,3%, resultado que, se atingido, será o maior para o mês de maio desde 2011. A região Norte deve atingir EAR de 100%. Para o Sul e o Nordeste, as perspectivas são de 85,4% e 88%, respectivamente.

Com relação às previsões para a Energia Natural Afluente (ENA), o Norte mantém a possibilidade de atingir ENA superior a 100% da Média de Longo Termo ao final do mês: 105% da MLT. O Sudeste/Centro-Oeste, região onde se concentram 70% dos reservatórios do SIN, tem ENA estimada em 94% da MLT. No Nordeste a previsão é de 51% da MLT e para o Sul, de 72% da MLT.

Os dados apresentados são indicações para o último dia de maio, comparados com o mesmo período do ano passado.

O Custo Marginal de Operação (CMO) se mantém zerado em todos os subsistemas pela vigésima primeira semana consecutiva, padrão iniciado no final de dezembro de 2022.

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.