27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Cemig busca projetos solares com compra de energia associada

Interessados têm até dia 14 de junho para fazer suas inscrições

Autor: 14 de abril de 2022abril 15th, 2022Leilões
Cemig busca projetos solares com compra de energia associada

Podem participar do edital interessados na venda de projetos e empreendimentos eólicos ou solares. Foto: Pexels

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) divulgou recentemente o edital de compra de projetos e empreendimentos de fontes eólica e solar. 

Interessados devem fazer suas inscrições até 14 de junho mediante manifestação de interesse e envio de documentos solicitados. A seleção dos projetos será realizada através de critérios descritos no edital, incluindo características e preço.

Podem participar do edital interessados na venda de projetos e empreendimentos eólicos ou solares, podendo a venda estar associada a um contrato de venda de energia no mercado livre, com início de fornecimento a partir de 2025 e prazos de PPA (Power Purchase Agreement) de dezembro ou 15 anos.

Para participar do certame, os projetos e empreendimentos deverão ter capacidade instalada total de, no mínimo, 50 MW e devem possuir outorga emitida pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), sendo elegíveis ao desconto de 50% da TUSD/TUST (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição/Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão), ou ter protocolado o pedido de outorga até 28 de fevereiro de 2022.  

Leilões 

A Cemig já realizou diversos leilões, com a participação de projetos habilitados em certames promovidos pela ANEEL, de fontes eólica e solar, situados em diferentes regiões do país.

Segundo a empresa, em 2021 foram realizados dois leilões pela companhia para a compra de energia incentivada, proveniente de projetos greenfield, que atraíram a atenção do mercado e receberam cerca de 10 GW de capacidade instalada em projetos cadastrados.

Nos próximos quatro anos, a empresa destinará recursos da ordem de R$ 5 bilhões para o crescimento em geração, especialmente em projetos eólicos e solares, com o objetivo de adicionar cerca de 1 GW em seu parque gerador. 

Mais informações sobre o leilão podem ser acessadas no site da Cemig. Dúvidas e esclarecimentos deverão ser encaminhados para o e-mail: [email protected].

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.