A Cemig SIM confirmou oficialmente nesta semana a expansão da sua área de atuação para fora de Minas Gerais no segmento de geração distribuída compartilhada com energia solar.
A medida permite que consumidores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e do Distrito Federal também tenham acesso ao serviço de energia solar por assinatura da companhia. A novidade valida a informação publicada pelo Canal Solar no dia 10 de março.
A apuração indicava que a empresa já havia iniciado o processo de formalização das operações nessas novas regiões, por meio de parcerias estratégicas com usinas solares locais.
Segundo o Governo de Minas Gerais, por meio da Cemig SIM, cerca de 300 mil clientes já são atendidos pela modalidade de geração distribuída compartilhada no estado mineiro. A expansão busca replicar esse modelo em outras regiões do país.
“Temos a ambição de atingir 1 GWp de capacidade instalada com essa expansão”, disse Mendonça”, afirmou Iuri Mendonça, CEO da Cemig SIM.
Segundo ele, a ampliação da capacidade de geração seguirá a mesma lógica da comercialização do Mercado Livre de Energia. A ideia é ampliar a base de clientes da companhia para 1 milhão no modelo de energia solar por assinatura até 2030.
“Daremos nosso primeiro passo fora de Minas Gerais em regiões onde há maior conhecimento da marca e relacionamento com o mercado”, ressaltou o executivo.
Leia também:
- Inversão de fluxo: 1,2 mil empresas fecharam as portas em MG;
- Cemig será convocada pela Câmara para explicar restrições à energia solar;
- Governo de MG protocola projeto de privatização da Cemig.
A expansão anunciada oficialmente pela Cemig SIM está alinhada com o plano de investimentos da companhia, que prevê R$ 3,5 bilhões em aportes entre 2019 e 2029.
Para avançar em sua estratégia, a Cemig SIM realizou projetos de prova de conceito (PoC) em 79 municípios mineiros fora da área de concessão da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais).
A Cemig SIM, é um braço da Cemig, criada com o objetivo de oferecer soluções em energia limpa para os municípios mineiros.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Uma resposta
Parabéns pela reportagem. Estamos vivendo uma transição energética muito grande no Brasil e no mundo. Muitas pessoas ainda não entenderam o estrago que a poluição está fazendo no meio ambiente.
Buscar fontes renováveis é extremamente importante para o meio ambiente. Eu trabalho com projeto em Geração distribuída de créditos de energia solar. De 8% a 20% podendo chegar até 90% em economia para nosso cliente residencial e empresarial. Busco parceiros para expansão do projeto no Brasil . Interessados chamar diretamente no watts 51984863327.