Localizada no município de Gravataí (RS), a Cervejaria Fil está mirando um crescimento produtivo de suas receitas para 2022 e a energia solar é uma das protagonistas desta perspectiva.
A empresa instalou em dezembro um sistema fotovoltaico que atende cerca de 94% da sua demanda produtiva e o objetivo é aumentar 50% da produção neste ano.
De acordo com a projeção dos técnicos da Elysia, empresa que instalou a tecnologia no local, o sistema proporcionará uma economia de R$ 36 mil, apenas no primeiro ano de operação ou 87% do custo energético mensal do estabelecimento.
De acordo com Felipe Fleck, sócio proprietário da cervejaria gaúcha, a economia, inclusive, será uma das alavancas competitivas da Fil.
“Já realizamos a colocação das placas solares pensando em uma ampliação. Hoje, o consumo de energia elétrica da cervejaria é bem elevado, utilizamos em grande escala na produção e na manutenção do estoque”, disse.
- LEIA TAMBÉM:
- Johnnie Walker usará energia solar para produzir uísque.
- Ambev fecha acordo para produzir mil veículos elétricos.
- Heineken vai produzir cerveja com uso da energia solar no Brasil.
Fleck explicou ainda que antes mesmo do investimento em energia limpa, a empresa sempre teve como foco a sustentabilidade ambiental no modelo produtivo. Na fazenda onde o negócio funciona, na zona rural de Gravataí, a equipe faz a reutilização da água e alimenta os animais do sítio com resíduos de cevada utilizados na produção.
Em apenas um ano de operação, o sistema fotovoltaico vai fazer com que a Fil deixe de emitir 23,5 mil kg de CO2 na atmosfera, o que equivale, por exemplo, ao plantio de 592 árvores no mesmo período.