16 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,2W

Ambev fecha acordo para produzir mil veículos elétricos

Parceria foi firmada com a startup brasileira FNM e com a montadora nacional Agrale

Autor: 1 de fevereiro de 2021março 3rd, 2022Veículos elétricos
Ambev fecha acordo para produzir mil veículos elétricos

O veículo piloto fará rotas de entrega no Rio de Janeiro, com autonomia de até 100 quilômetros por dia

A substituição de carros a combustão por elétricos está virando cada vez mais uma tendência mundial.

Segundo relatório divulgado pela BNEF (BloombergNEF), os VEs (veículos elétricos) serão responsáveis ​​por 10% das vendas em 2025, com esse número aumentando para 28% em 2030 e 58% em 2040.

Seguindo essa premissa, e como parte dos planos de ter metade de frota operando com energia limpa e sustentável até 2023, a cervejaria Ambev anunciou que fechou parceria com a startup brasileira FNM (Fábrica Nacional de Mobilidades) e com a montadora nacional Agrale para produção de mil veículos elétricos, incluindo caminhões e vans.

De acordo com a fabricante de bebidas, cada automóvel irá contribuir com a redução de 126 mil quilograma de CO₂ por ano. O veículo piloto fará rotas de entrega no Rio de Janeiro, com autonomia de até 100 quilômetros por dia.

No caso do reabastecimento, o mesmo será feito em pontos de recarga em centros de distribuição da empresa, que usam energia solar fotovoltaica. A Ambev, que possui uma frota total com cerca de 5.300 caminhões, planeja reduzir em 25% a emissão de CO₂ em toda a sua cadeia até 2025.

Ambev investe em renováveis

A companhia firmou ainda uma parceria com empresas de energia solar de Minas Gerais e vai disponibilizar aos bares e restaurantes mineiros energia limpa, renovável e até 15% mais barata do que eles pagam atualmente. Em dezembro, também inaugurou a primeira usina solar em Goiás. A planta irá abastecer os quatro centros de distribuição direta da Ambev localizados na região.

Os painéis instalados em formato do símbolo da cerveja Budweiser estão distribuídos em uma área de 4 mil m² com 340 kWp de potência. Além disso, anunciou que está investindo na startup Lemon Energia, que conecta usinas fotovoltaicas e eólicas à rede das distribuidoras de energia. 

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.