Chevrolet planeja operar com frota 100% elétrica até 2035

Empresa aposta em renováveis para encerrar produção de carros, caminhões e SUVs com motores a diesel e gasolina
15-02-2021-canal-solar-Chevrolet planeja operar com frota 100% elétrica até 2035

A linha de produção da Chevrolet será 100% renovável até 2035. Segundo anúncio da montadora, integrante do grupo GM (General Motors), a meta é oferecer VEs (veículos elétricos) e encerrar a produção de seus carros, caminhões e SUVs com motores a diesel e gasolina.

Segundo a companhia, o projeto faz parte de um plano mais amplo, que tem como objetivo tornar a empresa neutra em carbono até 2040 em seus produtos e operações globais.

“Para a GM, nosso impacto de carbono mais significativo vem das emissões do tubo de escape dos veículos que vendemos – em nosso caso, é de 75%. É por isso que é tão importante acelerarmos em direção a um futuro em que cada automóvel que vendemos com emissões zero”, disse Mary Barra, CEO da GM.  

Dane Parker, diretor de sustentabilidade da GM, reiterou que a empresa planeja ser lucrativa em sua transição de veículos com motores de combustão interna tradicionais para VEs.

“Sentimos que este será o modelo de negócio de sucesso do futuro. Sabemos que existem obstáculos, que existem desafios tecnológicos, mas estamos confiantes que, com os recursos e experiência que temos, vamos superá-los”, destacou.

A Chevrolet já anunciou planos de mudar três de suas fábricas nos Estados Unidos para produzir carros elétricos. “Esta transição protegerá todos os nossos futuros e nos ajudará a criar um que beneficiará não apenas o planeta, mas as pessoas”, completou Parker.

A GM planeja lançar 30 novos VEs globalmente até 2025 sob um investimento de U$ 27 bilhões. “Este é o momento para esta tecnologia, este é o momento para essa mudança”, disse ela, citando redução de preços e avanços em tecnologias, entre outros fatores. “A convergência dessas coisas tornou este um ponto de inflexão que queremos aproveitar”, concluiu.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal