GC Solar 22.71 GW GD Solar 50.47 GW
Notícias

Chuvas em São Paulo deixam quase 100 mil imóveis sem energia

Incidentes ocorrem enquanto Enel-SP é alvo de questionamentos do TCU e possível intervenção regulatória

Canal Solar - Chuvas em São Paulo deixam quase 100 mil imóveis sem energia

Foto: Freepik

As fortes chuvas que atingem a cidade de São Paulo e a região metropolitana desde a terça-feira (9) seguem impactando o fornecimento de energia elétrica. Na manhã desta quarta-feira (10), cerca de 97 mil imóveis ainda estavam sem energia na área de concessão da Enel, o equivalente a 1% do total de unidades atendidas, segundo informações da distribuidora.

Os temporais, acompanhados de rajadas de vento e, em alguns pontos, de granizo, provocaram danos à rede elétrica em diversas regiões. A zona oeste da Grande São Paulo continua entre as mais afetadas, com ocorrências concentradas em municípios como Barueri, Cotia, Cajamar, Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus, além de bairros da capital.

Na terça-feira, a tempestade teve maior intensidade nas regiões sul e oeste da capital, com destaque para os bairros de Pinheiros e Butantã, onde o volume de chuva chegou a 40 mm. As precipitações começaram por volta das 13h30 e foram acompanhadas por ventos superiores a 40 km/h. No aeroporto de Congonhas, foi registrado pico de 68 km/h.

De acordo com a Enel, mais de 130 mil clientes foram afetados inicialmente, o que corresponde a cerca de 250 mil pessoas. Por volta das 17h de terça-feira, a distribuidora informava que 1,54% dos consumidores ainda estavam sem energia.

Na atualização mais recente, o número recuou para aproximadamente 0,97%, após o avanço das equipes de campo no restabelecimento do serviço. A Defesa Civil registrou quedas de árvores, ocorrências de alagamentos e desabamentos na região.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a queda de forros em ao menos duas unidades da Universidade de São Paulo (USP), nas Faculdades de Economia e Administração (FEA) e de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Segundo a Enel, equipes seguem mobilizadas para normalizar o fornecimento de energia nas áreas atingidas, enquanto novas instabilidades climáticas ainda são esperadas.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém alerta laranja de perigo para tempestades em todo o estado de São Paulo, com previsão de chuvas entre 30mm e 60mm por hora, além de possibilidade de granizo.

Histórico de falhas intensifica questionamentos sobre a Enel

Os novos apagões registrados na capital paulista e na região metropolitana ocorrem em meio a um histórico recente de críticas à atuação da Enel no fornecimento de energia elétrica.

No início deste mês, o TCU (Tribunal de Contas da União) recomendou formalmente que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) avalie a possibilidade de intervenção na concessão da distribuidora em São Paulo, uma medida considerada excepcional, mas apontada como justificável diante da reincidência de falhas e da eficácia limitada das sanções já aplicadas à empresa.

Na avaliação do Tribunal, o desempenho da Enel-SP reforça preocupações recorrentes quanto à qualidade do serviço prestado, indicando que, apesar de algumas melhorias pontuais observadas nos últimos períodos, os problemas apresentam caráter estrutural e repetitivo.

Ao longo dos últimos anos, eventos climáticos intensos têm provocado interrupções prolongadas no fornecimento de energia na área de concessão da companhia, o que ampliou os questionamentos sobre a resiliência da rede elétrica, o nível de manutenção preventiva e a capacidade de resposta operacional da distribuidora em situações críticas.

Nesse contexto, a Enel já foi alvo de processos administrativos, multas aplicadas por órgãos de defesa do consumidor e fiscalização da ANEEL, além de cobranças públicas por parte de prefeituras e do governo do Estado para a realização de investimentos na infraestrutura elétrica.

Em manifestações anteriores, a concessionária atribuiu os apagões à ocorrência de chuvas e ventos considerados acima dos padrões históricos utilizados no planejamento do sistema e justificou que vem ampliando ações que minimizem problemas juntos a população.

Sob risco de perder concessão, Enel-SP anuncia plano para melhorar atendimento

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Henrique Hein
Sobre o autor
Henrique Hein

Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.