3 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Cidade mais populosa do ES terá primeira escola pública com energia solar

Sistema conta com 22 painéis fotovoltaicos de 550 W, o suficiente para atender toda demanda da unidade

Autor: 5 de setembro de 2022novembro 3rd, 2022Notícias
2 minutos de leitura
Cidade mais populosa do ES terá primeira escola pública com energia solar

CMEI Vantuil Raimundo, no bairro Lagoa de Jacaraípe. Foto: Divulgação

Uma escola do município de Serra (ES) passou a contar com um sistema de energia solar para o fornecimento de energia elétrica da unidade. A instalação começou a operar nesta segunda-feira (05).

Localizado no bairro Lagoa de Jacaraípe, o CMEI Vantuil Raimundo é a primeira escola da rede pública de ensino da cidade a receber a tecnologia. O sistema conta com 22 painéis de 550 W, o suficiente para atender toda demanda da unidade de ensino.

De acordo com a Prefeitura, a expectativa é que toda a economia possa reduzir as despesas em energia de outras unidades de ensino do município, por meio da eletricidade excedente que a estação solar pode devolver à rede de distribuição.

Fabrício Borges, chefe de relações comunitárias do DEA, explica que, além do ganho ambiental e econômico, o sistema fotovoltaico também terá um papel pedagógico e de aprendizado para alunos e professores, em assuntos como consumo sustentável e aquecimento global.

“Toda a operação é monitorada em tempo real, permitindo que funcionários, pais, alunos e comunidade saibam, a partir de um painel de controle (TV), o volume de energia limpa gerada e quanto de gás carbônico deixou de ser despejado na atmosfera”, explica ele.

Serra

O município de Serra é atualmente o mais populoso do estado do Espírito Santo, com mais de 536 mil habitantes e tem se notabilizado por ações em prol da energia solar.

Em julho deste ano, por exemplo, o município aprovou um projeto de lei que oferece 20% de desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para moradores que tiverem sistemas instalados em suas residências.

Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a cidade contabiliza hoje quase 3 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede de distribuição e pouco mais de 28,2 MW de potência instalada.

 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.