[gtranslate]

Cidade mais populosa do ES terá primeira escola pública com energia solar

Sistema conta com 22 painéis fotovoltaicos de 550 W, o suficiente para atender toda demanda da unidade
Serra (ES) terá primeira escola com energia solar
CMEI Vantuil Raimundo, no bairro Lagoa de Jacaraípe. Foto: Divulgação

Uma escola do município de Serra (ES) passou a contar com um sistema de energia solar para o fornecimento de energia elétrica da unidade. A instalação começou a operar nesta segunda-feira (05).

Localizado no bairro Lagoa de Jacaraípe, o CMEI Vantuil Raimundo é a primeira escola da rede pública de ensino da cidade a receber a tecnologia. O sistema conta com 22 painéis de 550 W, o suficiente para atender toda demanda da unidade de ensino.

De acordo com a Prefeitura, a expectativa é que toda a economia possa reduzir as despesas em energia de outras unidades de ensino do município, por meio da eletricidade excedente que a estação solar pode devolver à rede de distribuição.

Fabrício Borges, chefe de relações comunitárias do DEA, explica que, além do ganho ambiental e econômico, o sistema fotovoltaico também terá um papel pedagógico e de aprendizado para alunos e professores, em assuntos como consumo sustentável e aquecimento global.

“Toda a operação é monitorada em tempo real, permitindo que funcionários, pais, alunos e comunidade saibam, a partir de um painel de controle (TV), o volume de energia limpa gerada e quanto de gás carbônico deixou de ser despejado na atmosfera”, explica ele.

Serra

O município de Serra é atualmente o mais populoso do estado do Espírito Santo, com mais de 536 mil habitantes e tem se notabilizado por ações em prol da energia solar.

Em julho deste ano, por exemplo, o município aprovou um projeto de lei que oferece 20% de desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para moradores que tiverem sistemas instalados em suas residências.

Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a cidade contabiliza hoje quase 3 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede de distribuição e pouco mais de 28,2 MW de potência instalada.

 

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal