2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Coelba tem reajuste médio de 8% para tarifa de energia

Distribuidora atende cerca de 6,3 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 415 municípios baianos

Autor: 24 de abril de 2023Conta de luz
2 minutos de leitura
Coelba tem reajuste médio de 8% para tarifa de energia

Índices entraram em vigor no dia 22 de abril. Foto: Freepik

A diretoria colegiada da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, na última terça-feira (18), novos índices tarifários para a Neoenergia Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia). O reajuste médio será de 8%.

A distribuidora atende aproximadamente 6,3 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 415 municípios. O processo é parte da Revisão Tarifária Periódica da Coelba, prevista no contrato de concessão da empresa.

Confira, abaixo, a tabela com os índices que entraram em vigor no dia 22 de abril.

Imagem: ANEEL/Reprodução

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda).

Engloba ainda a B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Segundo a ANEEL, os fatores que mais impactaram no cálculo da revisão foram os custos com compra e transporte de energia, além da retirada de componentes financeiros considerados no processo anterior.

Também foram aprovados os limites para os indicadores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora para o período de 2024 a 2028.

“Assunto amplamente discutido com a sociedade por meio da Consulta Pública nº. 002/2023, a então proposta de revisão dos índices da Coelba contou com uma sessão presencial. Presidida pelo diretor da ANEEL e relator do processo, Ricardo Tili, a audiência foi realizada no dia 9 de março, em Salvador”, concluiu a Agência.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.