27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Como a comunicação com clientes fortalece a marca no setor solar?

Uma empresa que realiza boa gestão de marca obtém importantes vantagens

Autor: 1 de março de 2022Opinião
Como a comunicação com clientes fortalece a marca no setor solar?

Nunca foi tão mandatório a um bom relacionamento cliente-fornecedor a comunicação clara e sincera

O relacionamento com o cliente consiste, basicamente, no cultivo positivo da relação entre empresa e consumidores e integra todas as interações e experiencias com os clientes. 

Quanto maior o nível de envolvimento do cliente com sua empresa e produto, maior será o valor que seu cliente percebe e melhor será o relacionamento. Não é diferente no mercado fotovoltaico. 

Em toda a cadeia de suprimentos, do fabricante ao consumidor final, nunca foi tão mandatório a um bom relacionamento cliente-fornecedor a comunicação clara e sincera, realizada por meio de canais diversos. 

A comunicação de marketing, por sua vez, é um tanto mais abrangente do que aquela nutrida na relação de consumo. Fatores como posicionamento no mercado, definição de público, escolha dos produtos e áreas de atuação devem ser consideradas. 

O branding tem sido uma preocupação de grandes empresas do setor, pelo qual buscam posicionar-se na mente e no coração das pessoas. No setor de energia solar, há marcas que, historicamente, realizaram boa comunicação ao cliente final, a ponto de tornarem-se sinônimo de qualidade e confiança. 

Da mesma forma, há integradores por todo o país que conquistam o respeito em determinados nichos não só por sua excelência técnica, mas por sua ótima capacidade de agregar valor à marca.

Uma empresa que realiza boa gestão de marca obtém importantes vantagens. As estratégias a seguir têm sido consideradas como fundamentais para o branding de quantidade:

1) Ter um claro diferencial

A fim de reforçar a marca junto ao público, ter um diferencial é importante. Por exemplo, na Genyx temos a Smartflower, que além de ser uma obra de arte, é um item exclusivo, desejado até por celebridades como o ator Arnold Schwarzenegger, que possui uma em sua residência. A Smartflower no Brasil, por sua vez, imediatamente remete à imagem da Genyx.

2) Faça um ótimo estudo do seu público e defina suas personas

Persona é a representação ilusória do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Para manter o foco e direcionar investimento de marketing e vendas, desenhar personas é parte essencial da estratégia de toda empresa que atua no mercado solar.

3) Desenvolva uma identidade visual para a marca

Identidade visual é, basicamente, o conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham um produto, empresa ou serviço. Há integradoras, por exemplo, que, apesar do pequeno porte, possuem claro entendimento da importância de terem materiais digitais e impressos de aspecto profissional. Na mente humana, há uma intrínseca correlação entre “embalagem” e “conteúdo”. Ou seja, não basta ser profissional, deve também aparentar.

4) Conheça o cliente e aposte em conexões emocionais

Confiabilidade, carisma, sinergia e empatia são atributos com enorme aderência à mente do consumidor. Pense como o cliente e comunique-se como ele. No mundo de hoje, as pessoas compram de empresas com quem possuem conexão de valores.

5) Entenda e atenda às necessidades de seus clientes

Esse é o ponto de partida de qualquer venda. Propiciar uma boa experiência entre o público e a marca é fundamental para que uma empresa consiga alcançar seus objetivos de vendas. Para isso, é importante que os gestores se antecipem às expectativas e necessidades dos clientes.

6) Peça feedback e indicações

No setor solar, a indicação de clientes satisfeitos segue firme como o método de captação mais eficiente para trazer novos clientes às empresas integradores. Se você realizou um serviço que resultou em geração de energia na quantidade esperada pelo cliente (ou, melhor, acima), esse cliente satisfeito terá prazer em indicar sua empresa aos amigos. 

Essa reciprocidade é da natureza humana e é muito poderosa! O feedback sincero, por sua vez, é uma ferramenta de valor inestimável ao crescimento da sua empresa. Ouça o que o cliente tem a dizer de bom ou de ruim sobre o seu serviço. Se você receber com humildade e utilizar o feedback como alavanca para a melhoria contínua do seu negócio, você será um competidor como poucos no mercado de energia solar.

Bruno Catta Preta

Bruno Catta Preta

Diretor Comercial da Genyx Solar Power. Coordenador da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar) em Minas Gerais. Graduação em Administração de Empresas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.