A comunidade de Barra de São Miguel, em Guarulhos (SP), recebeu um novo tipo de iluminação pública mais eficiente, sustentável e acessível. A iniciativa é parte de um projeto da EDP, que está implantando 30 postes de energia solar na região.
Ao todo, nove já estão em funcionamento e os demais devem ser instalados até outubro. A ação, realizada em parceria com a organização Litro de Luz, propõe uma transformação social ao envolver diretamente os moradores na construção de um espaço mais seguro.
Os postes são construídos com materiais simples e reutilizáveis – como garrafas PET e canos de PVC – aliados a tecnologias limpas como painéis solares, baterias e lâmpadas LED.
A proposta é iluminar áreas antes escuras e vulneráveis, promovendo segurança, incentivando atividades noturnas e fomentando o comércio local. O projeto visa estimular o protagonismo comunitário.
Comunidade receberá 100 postes solares em ação de iluminação sustentável
Parceiros do projeto
A instalação dos postes contou com o apoio da ONG Gerando Falcões, do Instituto Sonhar Alto e integra o programa Comunidade In, criado pela EDP para promover o desenvolvimento integrado nas regiões onde atua.
Além da iluminação pública, a Escola Amadeu Pereira Lima, que atende a população local, também está inserida na iniciativa. Ela recebe o projeto “Brincando com Pipas”, desenvolvido em parceria com a Evoluir, que alerta estudantes sobre os riscos de soltar pipas perto da rede elétrica por meio de atividades educativas e lúdicas
Segundo Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul, o programa busca deixar um legado duradouro nas comunidades. “Ao engajar os moradores nas ações, estamos incluindo as comunidades em um processo real de transformação. É uma maneira concreta de impulsionar o desenvolvimento sustentável e promover mudanças que permanecem”, concluiu.
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.