A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está em busca de empresas especializadas em operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos do município.
A seleção das empresas será realizada por meio de dois pregões eletrônicos. O primeiro (PE 462/2023 SMMA) visa a contratação de uma companhia para realizar a operação e manutenção das instalações da Pirâmide Solar de Curitiba.
O empreendimento conta com 8.596 módulos fotovoltaicos de 530 kWp e 17 inversores. A usina foi implantada pela Bonö Fotovoltaico, empresa de engenharia especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica. O pregão será dia 12 de dezembro, com início às 8h30.
Já o segundo pregão (PE 464/2023 SMMA) é formado pelas demais usinas fotovoltaicas instaladas ou em fase final de instalação em telhados de prédios públicos municipais. O pregão eletrônico também será no dia 12 de dezembro, só que às 14h.
Os empreendimentos estão localizados no Palácio Solar 29 de Março, na sede da Prefeitura, nos Terminais Solares Pinheirinho, Boqueirão e Santa Cândida e na Estufa Solar do Jardim Botânico, incluindo ainda a Central Geradora Hidrelétrica Nicolau Klüppel, localizada no Parque Barigui. Estes empreendimentos totalizam 3.851 módulos e 22 inversores instalados e uma turbina hidráulica.
As propostas devem ser enviadas no dia da abertura nos horários estabelecidos para o pregão eletrônico, por meio do Portal de Compras Eletrônicas do Município de Curitiba. Todas as informações necessárias podem ser consultadas no endereço eletrônico e-Compras.curitiba.pr.gov.br.
A coordenação do processo licitatório é do Departamento de Eficiência Energética e Geração de Energias Renováveis, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
As empresas devem ser aptas para fazer a manutenção de sistemas fotovoltaicos instalado em solo e em telhados, e também a manutenção da Central Geradora Hidrelétrica Nicolau Klüppel instalada no Parque Barigui, que fazem parte do programa Curitiba mais Energia.