Clientes que dependem de UTIs domiciliares (equipamentos de suporte à vida) na área de concessão da CPFL Piratininga serão beneficiados pela instalação de sistemas fotovoltaicos por meio do Programa de Eficiência Energética.
Dois tipos de sistemas serão utilizados na implementação. O primeiro é o tradicional, com equipamentos instalados nos telhados. Já o segundo será o poste metálico, e estrutura que fica em terrenos para atender as moradias que não têm condições de receber a estrutura no telhado.
Ao total, serão instalados sistemas em 300 residências, sendo que 200 casas receberão o sistema em telhados e cem receberão o sistema no modelo de poste. Ao todo, serão investidos R$ 5,1 milhões.
Segundo a CPFL, o investimento se justifica já que os equipamentos de suporte à vida, muitas vezes, precisam estar conectados 24 horas por dia, tornando necessário o constante fornecimento de energia.
Além da instalação de placas, o programa inclui a troca de mais de 9 mil lâmpadas por modelos LED, mais econômicos, em 2,3 mil residências. Para ser beneficiado, deve-se comprovar a dependência de uso dos aparelhos e ser cadastrado na tarifa social de energia elétrica.
De acordo com Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética, “além de caro, o cuidado intensivo pode exigir atenção integral do membro da família, reduzindo ainda mais a renda. Foi observando condições como essa que desenvolvemos ações específicas para a redução no consumo de energia elétrica destes clientes”.
Com a iniciativa, estima-se gerar uma economia anual de 844,17 MWh, o equivalente a mais de R$ 670 mil, somados os clientes beneficiados.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].