14 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,4GW

Deputados aprovam requerimento de urgência do PL 1292/2023

Proposta do deputado Lafayette de Andrada tem como objetivo alterar pontos da Lei 14.300 

Autor: 10 de maio de 2023Política
2 minutos de leitura
Deputados aprovam requerimento de urgência do PL 1292/2023

Parlamentares na sessão do Plenário desta quarta-feira (10). Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira (10) o requerimento de urgência para votação do PL 1292/2023, que visa alterar trechos da Lei 14.300. O texto é de autoria do deputado Lafayette de Andrada (Republicanos/MG). 

Segundo ele, a proposta teria como principal objetivo fechar “supostas brechas” deixadas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) após a publicação da Resolução Normativa n° 1.059/2023 em fevereiro deste ano. 

Na ocasião, a Agência alterou a Resolução Normativa n° 1000/2021, nos pontos relacionados às regras para a conexão e o faturamento de centrais de GD (geração distribuída) em sistemas de distribuição de energia elétrica, bem como as regras do SCEE (Sistema de Compensação de Energia Elétrica) em sistemas de distribuição de energia elétrica.

“As alterações visam consolidar e facilitar a interpretação dos pontos mencionados na Lei 14.300 de 6 de janeiro de 2022, mantendo-se rigorosamente os objetivos e o espírito da lei, que foram amplamente debatidos, consensuados e aprovados nesta Casa”, afirmou Lafayette.  

O que é regime de urgência?

O regime de urgência é uma medida concedida que dispensa algumas formalidades regimentais. Para tramitar neste regime, a proposição deve tratar de matéria que envolva a defesa da sociedade democrática e das liberdades fundamentais, entre outros casos.

Uma proposição também pode tramitar com urgência, quando houver apresentação de requerimento nesse sentido. Caso a urgência seja aprovada, a proposição é colocada na Ordem do Dia da sessão deliberativa seguinte, mesmo que seja no mesmo dia. 

Conforme noticiado pelo Canal Solar, o pedido para que o requerimento de urgência do PL 1292/2023 fosse aceito pelos demais parlamentares foi protocolado por Lafayette no dia 30 de março. Confira o texto completo do PL 1292/2023, clicando aqui. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.