Dia da Consciência Negra: cientistas que transformaram o setor de energia 

Apenas 13,59% ocupam gerência e 8,18% a diretoria em empresas do setor elétrico
Dia da Consciência Negra: cientistas que transformaram o setor de energia
Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi oficializado feriado nacional em 21 de dezembro de 2023. Foto: Freepik

Nesta quarta-feira (20), celebra-se o Dia da Consciência Negra. No setor de energias renováveis, que promove a transição energética, a inovação tecnológica e um futuro sustentável, é essencial também reforçar o compromisso com a diversidade e a inclusão.

Apesar dos avanços no setor, apenas 13,59% dos cargos de gerência e 8,18% dos cargos de diretoria em empresas do setor elétrico são ocupados por pessoas negras, de acordo com IEE (Índice de Energia Elétrica).

O Canal Solar separou três importantes cientistas negros que contribuíram para a evolução do setor de energia. Confira: 

Annie Easley 

Annie Easley. NASA/Reprodução

Nasceu em 23 de abril de 1933 no Alabama, uma das primeiras pessoas negras contratadas pela NASA, foi programadora e matemática e conduziu estudos sobre fontes de energia eólica, solar e baterias elétricas. 

Lewis Howard Latimer

Lewis Howard Latimer. Lighting Research Center/Reprodução

Nasceu em 4 de setembro de 1848 nos Estados Unidos e patenteou a primeira lâmpada incandescente com filamento de carbono do mundo. Além da lâmpada com filamento de carbono popularizar a iluminação elétrica, foi um marco para a indústria de energia, promovendo uma maior eficiência energética.

Lonnie Johnson 

Lonnie Johnson. UPSTO/ Reprodução

Nasceu em 6 de outubro de 1949 no Alabama. Engenheiro e inventor, possui mais de 120 patentes. Embora seja mais conhecido por inventar a pistola de água Super Soaker, também desenvolveu o Conversor de Energia Termoelétrica de Johnson, tecnologia que  calor diretamente em eletricidade, contribuindo para sistemas de energia solar.

O legado deixado por estes e muitos outros cientistas negros mostra que a diversidade também é um motor para a inovação do setor e a construção de um futuro sustentável.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Emily Castro
Emily Castro
Graduanda em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na produção de matérias para portais jornalísticos, rádio e podcasts. Também atua como produtora do Podcast Papo Solar e dos projetos Solar em 60 e Estude com o Canal.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3