5 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

EDP vai desenvolver sua primeira usina solar de larga escala

A estimativa é de que o empreendimento entre em operação até 2024

Autor: 25 de outubro de 2021Brasil
EDP vai desenvolver sua primeira usina solar de larga escala

A EDP vai construir, em parceria com a EDP Renováveis, sua primeira usina solar de larga escala. 

A planta fotovoltaica Monte Verde Solar terá capacidade instalada de 209 MWac e ficará localizada nas cidades de Pedro Avelino, Lajes e Jandaíra (RN). A estimativa é de que o empreendimento entre em operação em 2024.

“Com o investimento neste projeto, avançamos em nossa meta, anunciada no Plano Estratégico 2021-2025, de elevar o tamanho de nosso parque solar no Brasil em mais de 25 vezes em relação a 2020. É um passo importante em nossa proposta de substituir a geração hídrica por solar, mitigando o efeito do risco hidrológico em nosso portfólio”, destacou João Marques da Cruz, CEO da EDP Brasil. 

“Trata-se de um empreendimento que cria valor para a Companhia e seus acionistas ao mesmo tempo em que reforça nosso propósito de liderar a transição energética, agindo hoje para construir um amanhã mais sustentável”, acrescentou.

Ambas as empresas, controladas pelo grupo EDP, terão participação igualitária no negócio. O empreendimento já está outorgado e com garantia de conexão ao sistema de transmissão e possui PPA (Power Purchase Agreement) de 15 anos com a EDP Comercializadora, que já alocou esta energia em contratos com a mesma duração. 

Atualmente, a geração solar está entre os eixos estratégicos para o crescimento da EDP no Brasil até 2025, quando a empresa pretende atingir a marca de 1 GWp em capacidade instalada nessa modalidade. Com o anúncio do projeto Monte Verde Solar, o portfólio da companhia neste segmento chega a cerca de 310 MWp.

Leia mais: Porsche firma parceria com EDP para uso de eletropostos no Brasil

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.