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Renovigi apresenta estação de recarga FV durante a Intersolar 2021

O Renovigi Smart Grid, projeto da “casa do futuro”, foi anunciado durante a feira e será comercializado a partir de 2022

Autor: 25 de outubro de 2021dezembro 2nd, 2022Intersolar 2021
2 minutos de leitura
Renovigi apresenta estação de recarga FV durante a Intersolar 2021

A Renovigi aproveitou a Intersolar deste ano para mostrar ao público as novidades de seu portfólio com ênfase para o sistema Reno Smart Grid – uma estação de recarga abastecida com energia solar e que integra os sistemas de carport, inversor, bateria e carregador.

Trata-se de uma solução com montagem 100% nacional e que contou com um protótipo no estande da Renovigi para que clientes e parceiros pudessem conhecer mais sobre a tecnologia. O produto foi desenvolvido em parceria com a Incharge.

O funcionamento da estação compreende, em média, 15 conjuntos de painéis solares. Por meio deles, toda a energia gerada é armazenada no banco de baterias, formado por módulos, acoplados a um inversor que, além de monitorar a energia produzida, alimenta os veículos elétricos por meio de um carregador.

“É uma solução que tem várias possibilidades de configuração dependendo do que o cliente quer, como, por exemplo, otimizar o uso da energia gerada no sistema. Se estiver sobrando energia [no sistema solar residencial], é possível repassar para o carro”, destacou Eduardo Pina, presidente da Incharge. 

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Para Thiago Dávi, membro do conselho na Renovigi, a tecnologia representa um conceito que ele mesmo denomina como: a casa do futuro. “A energia solar é captada pelo carport e depois passa pelo inversor hibrido, que, por sua vez, pode jogar essa energia tanto para armazenamento quanto para a rede, a energia gerada também será usada para o carregamento do carro elétrico. Acreditamos muito que esse será o futuro das residências”, comentou ele.

O equipamento estará disponível para comercialização a partir de 2022 em dois modelos: 7,7 KWp (monofásico) ou 22 KWp (trifásico). O tempo de recarga pode variar de 1 a 12 horas, dependendo da capacidade da bateria do veículo em questão. “É uma plataforma inteligente para mobilidade elétrica, que gerencia a energia solar gerada e consumida e que conversa com o sistema de monitoramento do inversor de cada consumidor”, explica Gustavo Müller Martins, presidente da empresa. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

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