2 de dezembro de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.47GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 7,33GW

Sistema de armazenamento com acoplamento CC é novidade na Intersolar 2021

Inversores e baterias estão entre os destaques da maior feira de energia solar da América Latina

Autor: 22 de outubro de 2021novembro 10th, 2021Intersolar 2021
Sistema de armazenamento com acoplamento CC é novidade na Intersolar 2021

A feira da Intersolar South America 2021 contou com a apresentação de muitas novidades no segmento de armazenamento e inversores com maior potência, múltiplas entradas MPPTs (Maximum Power Point Tracking) e equipamentos com acoplamento CC.

Esta última tecnologia possibilita que a energia gerada pelos painéis solares não necessariamente precise ser convertida em CA (Corrente Alternada) e posteriormente em CC (Corrente Contínua) novamente para que seja possível recarregar as baterias. 

Isto pode trazer maior eficiência no processo como um todo além de permitir por exemplo, que a energia que seria desperdiçada no “clipping” dos módulos seja direcionada para a bateria, aumentando assim o montante total de energia que pode ser aproveitado pela rede e pelo inversor.

Entre os produtos com essas características mencionadas, está o inversor de capacidade grande da fabricante Sungrow. O equipamento conta com 350 kW de potência e pode armazenar energia dos clippings dos painéis em uma bateria. Outro exemplo de solução que atende a essas características é o novo inversor da Fimer, voltado para o segmento de micro e minigeração solar.

O equipamento foi desenvolvido para fazer um gerenciamento de múltiplas fontes de energia. O sistema conta com quatro entradas: uma para colocar rede ou gerador (podendo ser feita as duas ao mesmo tempo também), para rede AC (no qual pode ser instalado um gerador eólico); para sistemas fotovoltaicos (com dois MPPTs independentes) e mais uma para bateria em 48 V. 

Ao todo, o equipamento tem dois modos de operação: uma na qual é possível exportar energia para a rede tanto via sistemas fotovoltaicos quanto via baterias. Já o outro modo caracteriza uma rede micro grid, que pode estar ou não conectado a rede (sistema On Grid e Off Grid).

 

Armazenamento

Os fabricantes e distribuidores apresentaram bancos com baterias e soluções, tanto para armazenamento quanto para tecnologias mais avançadas. Entre as empresas que apresentaram soluções está a fabricante brasileira Moura, que ingressou recentemente no setor de energia solar.

A  companhia trouxe ao evento AS baterias de lítio, projetada para atender diversos setores de abastecimento elétrico. A tecnologia pode acumular energia gerada durante o dia, justamente no período em que é mais barata e é distribuída em horários específicos. A bateria serve também como um tipo de suporte quando a energia da instalação cai, o que aumenta a segurança durante o fornecimento.

 

Além dela, outro produto que também se destacou no segmento de baterias ficou por conta de um dos produtos da Tesvolt, apresentado no estande da SMA. Trata-se de uma solução escalável que pode ser aplicada desde instalações de médio e pequeno porte até instalações de grande porte. 

 

 

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar