Em ação inédita, Comerc neutraliza emissões de CO2 de colaboradores

Empresa entende que consumo de energia durante as atividades de home office são de sua responsabilidade
2 minuto(s) de leitura
Canal-Solar-Em-acao-inedita-Comerc-neutraliza-emissoes-de-CO2-de-colaboradores.jpg
Iniciativa de conceder certificados à pessoa física é pioneira no país. Foto: Elements

O Grupo Comerc Energia promoveu uma campanha inédita para neutralizar as emissões de CO2 de seus colaboradores, com objetivo de fomentar a cultura organizacional sustentável.

A ação consistiu na aquisição de 712 I-REC (sistema internacional de rastreamento de energia renovável) para neutralizar 89 toneladas de CO2, representando um total de 32% da força de trabalho da empresa.

De acordo com o Instituto Totum, órgão responsável pela certificação de todo I-REC comercializado no Brasil, a iniciativa de conceder certificados à pessoa física é pioneira no país e mostra a importância da conscientização de todos para as práticas sustentáveis.

“Temos fatores bastante destacados nesta ação da Comerc, pois são raras as empresas que entendem que o consumo de energia elétrica durante as atividades de home office também é sua responsabilidade. E, ainda assim, a Comerc foi além, neutralizando não só uma parcela da conta de luz de seus colaboradores, como ela inteira”, destaca Fernando Lopes, diretor do Instituto Totum.

Ao entender que, com a pandemia e o surgimento do trabalho híbrido/home office, o consumo de energia nas residências também pode ser visto como oriundo da atividade profissional, a Comerc decidiu neutralizar a emissão de carbono de seus colaboradores sem nenhum custo para eles.

E isto ocorreu de forma simples: os interessados enviaram uma fatura de energia elétrica da sua residência, e a empresa calculou uma média de gasto anual de cada colaborador, assim como a quantidade de certificados I-REC necessários para que esse consumo fosse neutralizado.

Para se ter uma ideia, a cada MWh (megawatt hora) de energia não rastreada, a empresa ou a pessoa adiciona na “conta” de sua pegada de carbono cerca de 125 kg de CO₂.

Ou seja, em uma residência de padrão médio no Brasil, com consumos de 2 a 4 MWh por ano , podemos considerar que a Comerc foi responsável pela redução da pegada de carbono na ordem de 375 kg de CO2 por funcionário ao longo do ano.

Imagem de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal