4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Em ação inédita, Comerc neutraliza emissões de CO2 de colaboradores

Empresa entende que consumo de energia durante as atividades de home office são de sua responsabilidade

Autor: 12 de maio de 2023Mercado Livre
2 minutos de leitura
Em ação inédita, Comerc neutraliza emissões de CO2 de colaboradores

Iniciativa de conceder certificados à pessoa física é pioneira no país. Foto: Elements

O Grupo Comerc Energia promoveu uma campanha inédita para neutralizar as emissões de CO2 de seus colaboradores, com objetivo de fomentar a cultura organizacional sustentável.

A ação consistiu na aquisição de 712 I-REC (sistema internacional de rastreamento de energia renovável) para neutralizar 89 toneladas de CO2, representando um total de 32% da força de trabalho da empresa.

De acordo com o Instituto Totum, órgão responsável pela certificação de todo I-REC comercializado no Brasil, a iniciativa de conceder certificados à pessoa física é pioneira no país e mostra a importância da conscientização de todos para as práticas sustentáveis.

“Temos fatores bastante destacados nesta ação da Comerc, pois são raras as empresas que entendem que o consumo de energia elétrica durante as atividades de home office também é sua responsabilidade. E, ainda assim, a Comerc foi além, neutralizando não só uma parcela da conta de luz de seus colaboradores, como ela inteira”, destaca Fernando Lopes, diretor do Instituto Totum.

Ao entender que, com a pandemia e o surgimento do trabalho híbrido/home office, o consumo de energia nas residências também pode ser visto como oriundo da atividade profissional, a Comerc decidiu neutralizar a emissão de carbono de seus colaboradores sem nenhum custo para eles.

E isto ocorreu de forma simples: os interessados enviaram uma fatura de energia elétrica da sua residência, e a empresa calculou uma média de gasto anual de cada colaborador, assim como a quantidade de certificados I-REC necessários para que esse consumo fosse neutralizado.

Para se ter uma ideia, a cada MWh (megawatt hora) de energia não rastreada, a empresa ou a pessoa adiciona na “conta” de sua pegada de carbono cerca de 125 kg de CO₂.

Ou seja, em uma residência de padrão médio no Brasil, com consumos de 2 a 4 MWh por ano , podemos considerar que a Comerc foi responsável pela redução da pegada de carbono na ordem de 375 kg de CO2 por funcionário ao longo do ano.

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.