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Em meio altas no preço da gasolina, venda de VEs segue em alta no Brasil

Segundo a ABVE, mais de 30 mil veículos elétricos deverão ser comercializados até o final do ano

Autor: 9 de setembro de 2021Veículos elétricos
3 minutos de leitura
Em meio altas no preço da gasolina, venda de VEs segue em alta no Brasil

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontaram que, recentemente, o brasileiro se deparou com o nono aumento da gasolina no ano (27,5%). Considerando os últimos 12 meses, a mesma está 37% mais cara.

Ademais, segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o preço do litro da gasolina comum já passa dos R$ 7 em pelo menos quatro estados brasileiros: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Acre e Tocantins. 

Sendo assim, a instabilidade do valor dos combustíveis faz com que os consumidores se atentem a uma tendência mundial: os VEs (veículos elétricos) e híbridos, cuja venda segue crescendo e batendo recordes no Brasil. 

Leia mais: Postos de combustíveis aderem ao uso de energia solar

De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores), os 13.899 eletrificados emplacados no primeiro semestre de 2021 representam 1,4% do total de 1.006.685 veículos comercializados no mercado interno entre janeiro e junho.

Até os primeiros seis meses deste ano, junho tinha sido o melhor mês da série histórica da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), com 3.507 emplacamentos, superando o resultado de maio (3.102), e 2% de participação no mercado (total de 169.589 unidades). Essa participação, porém, já foi superada pelas vendas de julho, que chegaram a um market share de 2,2%.

Os 13.899 carros emplacados no primeiro semestre indicam que a meta inicial da ABVE de 28 mil eletrificados até o final do ano será superada. As vendas deverão passar de 30 mil, o que significa aumento superior a 50% sobre os 19.745 de 2020 – que, por sua vez, foram 66% superiores aos 11.861 de 2019.

A frota total de eletrificados em circulação no Brasil chegou a 56.168 automóveis (2012 a junho de 2021). Segundo Adalberto Maluf, presidente da ABVE, um dos destaques dos números dos primeiros seis meses deste ano é o expressivo crescimento da comercialização de comerciais leves 100% elétricos.

Só a BYD, por exemplo, comercializou 102 furgões ET3 elétricos no período – foi o segundo modelo de BEV (Battery Electric Vehicle) mais vendido no ano.

Leia mais: BYD lança nova versão do furgão 100% elétrico no Brasil

“Tivemos um grande crescimento da eletrificação do transporte urbano de carga com a logística verde, de um lado, pelo trabalho das empresas que avançam suas agendas ESG (sigla de Environmental, Social and Governance) e, de outro, pela liderança de prefeituras como São Paulo e Rio de Janeiro, que promovem cidades cada vez mais sustentáveis”, disse Maluf. 

O executivo lembrou, porém, que, apesar do crescimento contínuo do segmento, o Brasil está longe dos principais mercados globais em matéria de eletrificação do transporte.

“Atingimos em junho 2% de market share e 2,2% em julho. São marcas importantes, mas a média mundial é de 4,6%, segundo a Agência Internacional de Energia – e esses 4,6% não incluem os híbridos não plug-in”, completou. 

“Portanto, temos de avançar muito mais, sob risco de o Brasil ficar para trás na corrida global pela eletromobilidade. É a indústria brasileira e os empregos do futuro que estão em jogo”, concluiu. 

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

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