[gtranslate]

Empresa de GLP inaugura 1ª usina solar em unidade de Mataripe (BA)

Copa Energia deve inaugurar mais usinas solares entre o 2º semestre de 2024 e o 1º semestre de 2025
Canal Solar Empresa de GLP inaugura 1ª usina solar em unidade de Mataripe (BA) (1)
Planta terá geração de até 1.400 MWh por ano em condições climáticas normais. Foto: Copa Energia/Divulgação

A Copa Energia, empresa especializada em engarrafamento, comercialização e distribuição de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), inaugurou a primeira usina fotovoltaica para abastecer sua unidade de Mataripe (BA).

Em uma área de 10 mil metros quadrados, a expectativa da empresa é que a usina solar tenha geração de até 1.400 MWh por ano em condições climáticas normais.

Segundo a empresa, a energia gerada pelo empreendimento garantirá a autossuficiência energética da unidade, que passa a ser totalmente sustentável com geração local.

“Esta usina contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa, ao mesmo tempo em que proporcionará uma economia de custos para a empresa. Temos uma equipe local que trabalhará em conjunto com os desenvolvedores das placas para garantir o monitoramento e a manutenção da usina de acordo com os mais altos padrões de segurança e excelência”, afirma Adriano Lisboa dos Santos, gerente executivo de Compras da Copa Energia.

Devido à instalação da usina, a Copa Energia recebeu o Selo Energia Renovável, emitido pelo IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza), em parceria com a A3, empresa especializada em estratégia de investimento energético, construção de usinas e comercialização.

“O impacto da criação desta primeira usina se estende desde a ampliação da capacidade de absorção de novas empresas consumidoras de energia até a criação de novos empregos no mercado de energia sustentável, promovendo o desenvolvimento econômico e social da região”, pontua Caio Turqueto, presidente da Copa Energia.

A Copa Energia pretende inaugurar ainda mais usinas fotovoltaicas entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025. De acordo com a companhia, a primeira onda de investimento em usinas fotovoltaicas tem a potência total de 3.8 MWp e suprem necessidades de consumo nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, já em construção.

“O papel da Copa Energia na transição energética é liderar as mudanças da matriz energética, do Brasil para o mundo, a partir de soluções sustentáveis, confiáveis e que tragam resultados sólidos. Para isso, buscamos desenvolver cada vez mais soluções em energia limpa, contribuindo para uma economia de baixo carbono”, finaliza Turqueto.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.