5 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Empresa lança programa para beneficiar consumidores do Mercado Livre

Esfera Energia visa facilitar participação no Programa de Redução Voluntária de Demanda de Energia Elétrica

Autor: 8 de outubro de 2021novembro 1st, 2021Brasil
Empresa lança programa para beneficiar consumidores do Mercado Livre

A Esfera Energia, que atua com gestão e comercialização de eletricidade, lançou um projeto, denominado Esfera Energy Back, para viabilizar a participação de empresas do Mercado Livre no Programa de Redução Voluntária de Demanda de Energia Elétrica proposto pelo Governo Federal. 

A iniciativa do governo prevê o pagamento de compensação financeira às companhias que se disponham a reduzir o consumo e diminuir a pressão sobre o SIN (Sistema Interligado Nacional), que enfrenta os impactos da maior crise hídrica dos últimos 91 anos.

Leia mais: ONU pede ação urgente para evitar crise hídrica no mundo

Podem participar grandes consumidores do Mercado Livre de Energia que estejam em dia com as obrigações junto à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e que atendam alguns requisitos.

Assista: Aumento do Capex e a viabilidade de projetos solares em GD e no Mercado Livre

Os interessados precisam se habilitar junto ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), ofertando uma redução no consumo de no mínimo 5 MW por um período de quatro ou sete horas consecutivas na grade horária definida pelo Operador. 

“Podem existir consumidores que não conseguem atingir o limite mínimo de redução e, por isso, lançamos o Esfera Energy Back, que viabiliza a participação desses consumidores”, destacou Braz Justi, CEO da Esfera Energia. “Com isso, essas empresas têm a oportunidade de reduzir o consumo em um momento de alta nos custos com eletricidade, com a vantagem ainda de gerar receita adicional. Diretamente, todos contribuímos com a gestão de um momento crítico no país”, ressaltou. 

Segundo Raphael Santana, diretor de Gestão de Energia da Esfera, a mesma atuará como um agregador de cargas. “Ficaremos responsáveis por fazer a soma das demandas que viabilizem essa participação e também por todo o processo de habilitação dessas empresas junto ao ONS, a CCEE e pelo contato com as distribuidoras de energia”.

Ademais, Justi enfatizou que o Esfera Energy Black traz ainda a possibilidade de otimizar o fluxo de caixa por meio da antecipação do pagamento do cashback. “Ou seja, as companhias não precisam aguardar a liberação dos recursos pela CCEE”.  Para participar do programa, é preciso se cadastrar neste link, até esta sexta-feira (8).

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de dois anos, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.