24 de outubro de 2021

Empresa lança programa para beneficiar consumidores do Mercado Livre

Esfera Energia visa facilitar participação no Programa de Redução Voluntária de Demanda de Energia Elétrica

Autor: 8 de outubro de 2021outubro 11th, 2021Brasil
Empresa lança programa para beneficiar consumidores do Mercado Livre

A Esfera Energia, que atua com gestão e comercialização de eletricidade, lançou um projeto, denominado Esfera Energy Back, para viabilizar a participação de empresas do Mercado Livre no Programa de Redução Voluntária de Demanda de Energia Elétrica proposto pelo Governo Federal. 

A iniciativa do governo prevê o pagamento de compensação financeira às companhias que se disponham a reduzir o consumo e diminuir a pressão sobre o SIN (Sistema Interligado Nacional), que enfrenta os impactos da maior crise hídrica dos últimos 91 anos.

Leia mais: ONU pede ação urgente para evitar crise hídrica no mundo

Podem participar grandes consumidores do Mercado Livre de Energia que estejam em dia com as obrigações junto à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e que atendam alguns requisitos.

Assista: Aumento do Capex e a viabilidade de projetos solares em GD e no Mercado Livre

Os interessados precisam se habilitar junto ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), ofertando uma redução no consumo de no mínimo 5 MW por um período de quatro ou sete horas consecutivas na grade horária definida pelo Operador. 

“Podem existir consumidores que não conseguem atingir o limite mínimo de redução e, por isso, lançamos o Esfera Energy Back, que viabiliza a participação desses consumidores”, destacou Braz Justi, CEO da Esfera Energia. 

“Com isso, essas empresas têm a oportunidade de reduzir o consumo em um momento de alta nos custos com eletricidade, com a vantagem ainda de gerar receita adicional. Diretamente, todos contribuímos com a gestão de um momento crítico no país”, ressaltou. 

Segundo Raphael Santana, diretor de Gestão de Energia da Esfera, a mesma atuará como um agregador de cargas. “Ficaremos responsáveis por fazer a soma das demandas que viabilizem essa participação e também por todo o processo de habilitação dessas empresas junto ao ONS, a CCEE e pelo contato com as distribuidoras de energia”.

Ademais, Justi enfatizou que o Esfera Energy Black traz ainda a possibilidade de otimizar o fluxo de caixa por meio da antecipação do pagamento do cashback. “Ou seja, as companhias não precisam aguardar a liberação dos recursos pela CCEE”. 

Para participar do programa, é preciso se cadastrar neste link, até esta sexta-feira (8): https://esferaenergia.com.br/energybackesfera/

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar