5 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Empresários criam Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis em prol da matriz energética

Com objetivo de apoiar projetos na produção e geração de energias renováveis para melhorar a qualidade de vida da população

Autor: 13 de agosto de 2021agosto 16th, 2021Brasil
Empresários criam Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis em prol da matriz energética

Promover a produção e geração de energias renováveis por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação para melhorar a qualidade de vida da população, contribuindo com a nova matriz energética.

Essa é a missão da FCTER (Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis), que tem como mantenedora a distribuidora de equipamentos fotovoltaicos Renovigi.

A fundação, criada em 2013, teve o apoio de empresários e da comunidade que partilhavam a preocupação sobre a matriz energética brasileira e mundial. 

“Essa mudança energética a nível mundial é irreversível, acredito sem dúvida alguma que esse é o presente e será o futuro”, destaca Djalma Velho de Azevedo, presidente da FCTER.

“A Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis foi o primeiro olhar de empresários preocupados com a matriz energética brasileira e mundial,” acrescenta Gustavo Müller Martins, presidente do Conselho de Administração e CEO da Renovigi.

O empresário também reconhece a importância de entidades representativas nessa trajetória, a exemplo da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Chapecó) que teve e têm esforços dedicados a fundação e se destaca pela vanguarda, com posicionamento em benefício aos direitos da sociedade. 

Atualmente, a FCTER conta com diversos profissionais que visam o desenvolvimento por meio da sustentabilidade. Entre eles, a bióloga Luciana Maldaner, que deixou a sala de aula para ficar à frente da coordenação da fundação. 

“Recebi o convite do nosso primeiro presidente, Santiago Ibara. Conversamos e assim que li o histórico e vi a proposta, valores e objetivos, me encantei. A FCTER tem um propósito e gostaria muito que as pessoas olhassem para ela como prestadora de serviço. Vejo seu potencial, que ainda tem muito para ser explorado”. 

Luciana também acrescenta o “desejo que seja referência pela contribuição social, enquanto entidade de formação e de estímulo ao desenvolvimento de projetos.”

As atividades desenvolvidas pela FCTER contemplam projetos com a participação de instituições de ensino, cursos, workshop, oficinas, seminários nacionais e internacionais, além de parceria com o Sebrae focado em pequenos negócios através do Sebrae TEC. 

Também incluem ações em cooperativas, a exemplo da Aurora Alimentos com capacitações de agricultores vinculados, o IPTU Verde que institui descontos no valor do imposto e outros projetos que estão em desenvolvimento, como para o tratamento correto dos resíduos sólidos.

A FCTER foi instituída pela Uceff Faculdades, Unoesc, Unochapecó, Thiago Dávi Arquitetura, Fluxo Eletrônica Industrial, Zagonel, Cetric, Fibratec, Uniarp e Nord Eletric.

Mais informações sobre a FCTER podem ser obtidas pelo telefone (49) 2020-0067 ou pelo site fcter.org.br.

Mariana Zilli

Mariana Zilli

Atuou no Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) na mediação e no mapeamento de veículos de imprensa em funcionamento. Possui experiência como assessora de imprensa e produtora de conteúdo para redes sociais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.