O funcionamento de painéis fotovoltaicos e sua eficiência na conversão da luz solar em energia elétrica foi tema de uma das questões do segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024.
A pergunta abordou a utilização da tecnologia de grafeno em módulos fotovoltaicos como forma de melhorar a geração de energia em dias chuvosos. A questão foi a de número 99 no caderno cinza; 101 no amarelo; 123 no verde; e 128 no azul.
Segundo Thiago Farias, especialista de projetos da CS Consultoria e engenheiro do Canal Solar, a aparição de uma questão sobre energia solar no Enem apenas demonstra que a tecnologia já está mais do que inserida no cotidiano dos brasileiros.
“Além da aplicação específica da combinação tecnológica mencionada na questão, também estamos presenciando, de forma mais sistemática, a integração de diversas fontes de geração de energia que se complementam, como, usinas híbridas com geradores fotovoltaicos e eólicos, além da otimização da injeção de energia na rede elétrica, por meio do armazenamento de energia elétrica em baterias”, disse ele.
Enem
Instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem aperfeiçoou sua metodologia desde 2009 e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.
Assim, as notas do exame passaram a ser usadas para acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ao ProUni (Programa Universidade para Todos), bem como nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuam acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Além disso, os participantes também podem pleitear financiamento estudantil em programas do Governo, como o Fiep (Fundo de Financiamento Estudantil).
Neste ano, o exame foi novamente realizado em dois dias: 3 e 10 de novembro, respectivamente. O primeiro contou com 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas, além de uma redação dissertativa-argumentativa. Já o segundo, teve 45 perguntas de matemática e 45 de ciências da natureza.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].