Ainda nos tempos atuais, aldeias indígenas e populações ribeirinhas aguardam o acesso à energia elétrica em suas casas, especialmente em locais remotos ou de difícil acesso no Brasil.
Em Rondônia, um grupo de 78 famílias da aldeia indígena Santo André esperou por décadas pelo fornecimento ininterrupto de luz, assim como as 85 famílias ribeirinhas da Comunidade Cavalcante.
Ambas estão localizadas em áreas de difícil acesso, onde a rede elétrica não chega. Por essa razão, essas comunidades sempre foram abastecidas por geradores a diesel, que forneciam eletricidade apenas por algumas horas do dia.
Neste ano, no entanto, a realidade dessas comunidades mudou com a chegada da energia elétrica contínua, graças aos sistemas isolados de GD (geração distribuída) solar, instalados pelo Programa Luz para Todos, que visa eletrificar áreas remotas e de difícil acesso.
Por meio desse programa, a Energisa levou eletricidade para 163 unidades consumidoras, beneficiando mais de 500 pessoas nessas localidades, com um investimento estimado de R$ 7 milhões. A execução dos projetos levou, em média, quatro meses.
Rubens Oro Nao, residente da aldeia, destaca que, antes da chegada da energia, a conservação dos alimentos era um grande desafio: “Antes, a gente precisava colocar sal na carne para ela durar. Agora, com a geladeira, até estou tomando água gelada”, relatou ele.
A instalação do microssistema de geração foi possível devido à tecnologia autônoma, off-grid, e pela viabilidade de implementação em qualquer lugar com incidência solar.
Na comunidade, a energia que não é consumida é armazenada em baterias de lítio, garantindo o fornecimento ininterrupto. Além disso, o monitoramento é remoto, permitindo que a concessionária avalie o desempenho, funcionamento e até mesmo resolva intercorrências.
Benefícios
Atualmente, 163 unidades consumidoras desfrutam de energia contínua, possibilitando melhorias em áreas essenciais como saúde, educação e comunicação.
A eletrificação permitiu o uso de eletrodomésticos, iluminação, equipamentos escolares e refrigeração de vacinas em postos de saúde, impulsionando o desenvolvimento social e econômico da região.
Pós-instalação
O trabalho da Energisa não se limita à instalação dos sistemas de energia. A empresa também atua na instrução das comunidades, ensinando sobre o funcionamento, uso eficiente e seguro da energia elétrica. Além disso, promove a capacitação de moradores para que possam atuar como facilitadores na identificação de eventuais problemas nos microssistemas.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].