Energia solar cresce 150% em Alagoas em 2020

Estado instalou cerca de 1,5 mil sistemas fotovoltaicos durante o ano passado
17-02-2021-canal-solar-Energia solar cresce 150% em Alagoas em 2020

Alagoas registrou um crescimento significativo no setor de GD (geração distribuída) solar. Segundo informações da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o estado instalou 1.531 equipamentos entre residências, comércios, indústrias e prédios nas zonas urbanas e rurais em 2020.

Esse foi o maior somatório dos últimos quatro anos, correspondendo a um aumento de cerca de 150% em comparação com 2019.

Ao total, o estado de Alagoas possui 2.530 sistemas instalados e está na 22ª colocação do ranking de geração distribuída solar fotovoltaica com 34,2 MW de potência – o que representa 0,7% da capacidade instalada no Brasil, de acordo com dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). 

Uma das empresas que utiliza desta tecnologia é a Aleplast, que atua no ramo de descartáveis para festas, food service, confeitaria, varejos e atacados, em Maceió (AL). 

“Os painéis que instalamos em 2020, de 75 kW, proporcionam uma economia de 50% a cada mês na nossa conta de luz. Sem dúvidas, indicamos esse investimento para outras pessoas”, disse Eduardo Alves, gerente administrativo da Aleplast.

Isenção de ICMS

Com o objetivo de incentivar o uso de renováveis, principalmente a energia solar, o governo de Alagoas regulamentou, em 2016, uma política pública para a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na fatura elétrica dos consumidores. 

“Nós temos que prezar cada dia mais por incentivar o uso de energia por meio de fontes renováveis em Alagoas, um estado que recebe uma forte incidência da luz solar durante longos períodos do ano. Nós fornecemos meios aos interessados e facilitamos para que todo o processo aconteça”, explicou Caio Uchôa, superintendente de Energia e Mineração da Sedetur-AL (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas).

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal