23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

Energia solar já criou mais de 800 mil empregos no segmento de GD

Volume supera em mais de duas vezes a quantidade de profissionais contratados pela geração centralizada

Autor: 29 de fevereiro de 2024Brasil
2 minutos de leitura
Energia solar já criou mais de 800 mil empregos no segmento de GD

Profissionais utiliza câmera termográfica para analisar temperatura dos módulos fotovoltaicos. Foto: Canal Solar

As empresas de energia solar que atuam no segmento de micro e minigeração distribuída já foram responsáveis pela criação de mais de 800 mil empregos no Brasil, segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). 

Trata-se de um volume que representa mais de 70% do total de 1,1 milhão de contratações realizadas pelo setor de energia solar desde 2012, quando se deu o início da expansão da fonte a partir da criação da Resolução 482. 

A quantidade de admissões criadas pela geração própria fotovoltaica também supera em mais de duas vezes o total de contratações realizadas pelo segmento de geração centralizada solar (350 mil profissionais). 

Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, explica que o crescimento da geração distribuída no setor fotovoltaico fortalece não só a sustentabilidade, como alivia o orçamento das famílias e amplia a competitividade dos setores produtivos brasileiros. 

“A geração própria instalada em telhados, fachadas e pequenos terrenos, diretamente nos centros urbanos e de consumo, também ajuda a fortalecer e trazer mais resiliência à rede elétrica, ao concentrar a geração de eletricidade próximo dos locais de consumo”, disse ele. 

GD solar cresceu 35% em um ano

Além da marca dos mais de 800 mil empregos alcançados, os dados pela ABSOLAR apontam que a GD solar no Brasil superou a marca de 27 GW de potência instalada, um crescimento de 35% em relação aos 20 GW que havia no mesmo período do ano passado. 

Atualmente, existem mais de 2,4 milhões de sistemas solares de geração distribuída instalados em todos as regiões do país, com mais de R$ 135 bilhões em novos investimentos e uma arrecadação de R$ 32,7 bilhões aos cofres públicos capitalizados. 


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.