Energisa tem alta no consumo de energia no 4º trimestre de 2024

Dentre as regiões atendidas pela Energisa, os destaques foram o Nordeste e o Norte
Energisa registra alta no consumo de energia no 4º trimestre de 2024
Foto: Prefeitura de Paranaíta

A Energisa apresentou um leve aumento no volume de energia consumida no 4º trimestre de 2024 no mercado cativo e livre, com crescimento de 2,3% em relação ao mesmo período do ano anterior (YoY).

Segundo análise do Santander, a alta foi impulsionada pelas altas temperaturas e ondas de calor que atingiram as áreas de concessão da empresa, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Tocantins.

Apesar do desempenho positivo, o crescimento foi parcialmente compensado por uma base de comparação elevada no mesmo período de 2023. Dentre as regiões atendidas pela Energisa, os destaques foram o Nordeste e o Norte, que registraram aumentos de 6,5% e 2,5% YoY, respectivamente.

No Nordeste, o desempenho foi puxado pela Energisa Paraíba (EPB) e pela Energisa Sergipe (ESE), que registraram os maiores crescimentos percentuais entre as distribuidoras do grupo, com aumentos de 6,7% e 6,1% YoY.

Perdas de energia em queda

Outro dado positivo foi a redução nas perdas de energia. No período, as perdas totais sobre a energia injetada diminuíram para 12,35%, ante 12,84% no terceiro trimestre de 2024, aproximando-se do parâmetro regulatório de 12,26%.

Crescimento liderado pelo mercado livre

Segundo a análise do Santander, o mercado livre de energia foi o grande destaque do trimestre, com um expressivo aumento de 17,6% no consumo em comparação ao 4T23.

Em contrapartida, o consumo no mercado cativo apresentou uma leve queda de 2% no período. Considerando os volumes totais, incluindo vendas ainda não faturadas, o consumo aumentou 2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Entre as classes de consumo, o setor residencial foi o principal responsável pelo crescimento, com alta de 3,4% no trimestre. O consumo industrial também apresentou um desempenho significativo, subindo 6,7% no período. Por outro lado, os setores comercial e rural registraram quedas de 0,6% e 2%, respectivamente.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Líder de Comunicação do Canal Solar. Host do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado de energias renováveis. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.