Exército brasileiro usa energia solar na Operação Guararapes

Tecnologia oferece eletricidade para as tropas para ligar diversos equipamentos em campo
CanalSolar-Exercito-brasileiro-usa-energia-solar-na-Operacao-Guararapes.jpg
Foto: Divulgação

A flexibilidade e a disponibilidade de energia limpa tornaram a fonte solar uma aliada das forças armadas. Durante a Operação Guararapes, em um exercício de adestramento em curso no Comando Militar do Nordeste, o Exército brasileiro testou pela primeira vez seu protótipo de Módulo de Energia de Campanha (MEC) com emprego em condições operacionais.

O pequeno sistema fotovoltaico, desenvolvido pelo Departamento de Engenharia e Construção do Exército, possui autonomia para atender diversos equipamentos elétricos simultaneamente, tanto na tensão 127 V como 220 V e dispensa a conexão com a energia da concessionária.

Segundo o Exército, a iniciativa teve como objetivo permitir a definição de critérios técnicos de operacionalização e desempenho quanto à geração e ao armazenamento de energia fotovoltaica em operações militares, buscando, assim, minimizar impactos ambientais durante o emprego da tropa.

A Operação Guararapes é o maior exercício de adestramento do Nordeste e promete ser um marco na história das operações militares brasileiras. O objetivo principal é aprimorar as habilidades e estratégias das forças armadas brasileiras.

Imagem de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal