Durante a Intersolar South America, a Sec Power apresentou sua inovadora calculadora de armazenamento, chamada Bee. A ferramenta permite o dimensionamento preciso de baterias para diversas aplicações residenciais e C&I (comerciais e industriais), incluindo backup, load shifting, peak shaving e inversão de fluxo, atendendo tanto sistemas de baixa quanto de média tensão.
Entre os diferenciais da solução, que está disponível gratuitamente no site da empresa e em distribuidores parceiros, está a redução significativa no tempo de dimensionamento. “Antes, o integrador levava cerca de uma hora para dimensionar um sistema, agora o processo leva menos de cinco minutos (redução de cerca de 90%)”.
“Recentemente, fiz uma simulação para um sistema residencial e levei menos de dois minutos para concluir o dimensionamento. Basta ter em mãos a conta de energia do cliente para identificar o consumo e definir a autonomia necessária”, explicou Márcia Silva, gerente de Contas da Sec Power.
De acordo com ela, na ferramenta é possível encontrar esses campos de consumo e de autonomia – que, inclusive, a companhia sugere que o usuário coloque três horas de autonomia para dimensionar as baterias.
“Sugerimos não colocar mais de seis horas, pois se colocar acaba inviabilizando muitas vezes o projeto. Exceto, claro, nos casos que o cliente está em uma região isolada, em que o mesmo realmente depende de um banco de baterias maior, mais robusto, aí a gente indica que ele coloca uma autonomia maior”, disse.
“Então, você vai colocar lá as informações do quanto está consumindo no horário de ponta e qual que é a autonomia, que são três horas. A calculadora já está considerando os dias que são dias úteis, porque o horário de ponta não é cobrado no final de semana”, relatou Márcia.
A partir dessas informações, a Bee faz um cálculo exato de quantas baterias o consumidor precisa para atender a demanda dele. “E o mais legal, a gente não informa a marca, mas colocamos com a potência de inversor sugerida para esse sistema”, acrescentou.
Desenvolvimento da ferramenta
Ao todo, a Bee Sec Power levou cerca de nove meses para ser desenvolvida. “Quando a gente resolveu investir nela, nosso principal objetivo era agilizar o processo integrador, levar isso de uma forma para facilitar a vida dele lá na ponta e apoiar os distribuidores”.
“Viajando pelo Brasil, conversando com os integradores e distribuidores, eu entendi que a principal dificuldade, o que estava separando o integrador do sistema híbrido com bateria, era o dimensionamento. Então, como fazer o dimensionamento de baterias? Quantas baterias eu uso? Com isso, resolvemos desenvolver a primeira ferramenta do Brasil que faz o dimensionamento para todas as aplicações”, ressaltou a gerente de Contas.
Segundo Márcia Silva, a ferramenta foi criada com o propósito educacional e destina-se a auxiliar o usuário a dimensionar um sistema de armazenamento de energia, que não deve para todos os efeitos dispensar o auxílio de um profissional capacitado.
Recomenda-se que o usuário busque o auxílio de um especialista para avaliar a viabilidade do dimensionamento para garantir que as necessidades específicas sejam atendidas de maneira adequada. “O ideal é que o consumidor sempre consulte e faça uma checagem junto com a engenharia para ver se realmente o cálculo está correto. Afinal, é sempre importante ter uma checagem”.
“Solução é intuitiva e fácil de usar”
Eliston Boff, analista de Suporte da Bold Energy, é um dos clientes da Sec Power que já está utilizando a Bee. Para ele, o armazenamento é um mercado novo para os integradores, o que gera muitas dúvidas, especialmente sobre o dimensionamento e a quantidade ideal de baterias a serem utilizadas.
“Na minha visão, a ferramenta é bastante intuitiva, com perguntas simples e objetivas, permitindo que qualquer pessoa possa utilizá-la, seja da equipe de engenharia, projetistas, técnicos, pessoal do comercial, vendedores ou até mesmo o cliente final,” comentou.
Além disso, Boff enfatizou que a solução traz um modelo específico de bateria para cada modalidade, bem como faz a compensação do consumo na ponta e fora ponta. “Traz ainda a potência do inversor, que é fundamental. Portanto, é um dimensionamento bem fácil, rápido e completo, com todas as informações que a gente precisa”, concluiu.
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].