27 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,83GW

Fixação de módulos FV sem parafuso com cabeça martelo

Outro problema frequentemente encontrado pelos instaladores é a necessidade de realizar emendas de trilhos

Autor: 31 de maio de 2020agosto 27th, 2021Artigos técnicos
Fixação de módulos FV sem parafuso com cabeça martelo

Quem trabalha com instalação de módulos fotovoltaicos já conhece a dificuldade que oferece o parafuso com cabeça martelo. O parafuso tem que ser encaixado na ranhura do trilho e girado (idealmente em 90 graus).

Em alguns casos, o giro não fica completo e a fixação acaba sendo precária sem que o instalador perceba. Essa instalação incorreta, causada pelo posicionamento incorreto da cabeça martelo, prejudica a robustez e a confiabilidade da fixação.

Outro problema frequentemente encontrado pelos instaladores é a necessidade de realizar emendas de trilhos. Normalmente, o sistema de emenda se baseia em um pedaço de trilho ou uma peça adicional que requer o uso de dois parafusos.

Emendar trilhos parece ser uma operação simples, mas quando se tem que realizar dezenas de emendas, com dezenas de parafusos, porcas e arruelas, a instalação pode se tornar difícil. Visando praticidade e segurança nas montagens a Spin desenvolveu um sistema de travamento por click que elimina completamente o uso de parafusos com cabeça martelo.

A figura abaixo ilustra o sistema que a Spin introduziu de forma pioneira no Brasil. Neste exemplo, a peça “L” de fixação é encaixada na ranhura lateral do trilho, já desenhada especificamente para essa finalidade. Quando o parafuso na base do “L” é apertado, a trava de fixação é pressionada para baixo, garantindo um encaixe perfeito por compressão.

Além disso, mesmo que pudéssemos suspeitar da confiabilidade desse encaixe, a trava de fixação não permite a movimentação do trilho no sentido vertical, o que é suficiente para garantir a segurança necessária na fixação dos módulos fotovoltaicos.

E se o trilho se movimentar horizontalmente? Ele pode soltar-se da trava? Não, isso não acontece. Depois de tudo montado, a trava fica comprimida contra o trilho para baixo, o que oferece uma fixação mais do que segura.

De novo, mesmo se pudéssemos suspeitar da qualidade desse encaixe, quando os módulos estiverem instalados o travamento será completo, pois os trilhos serão impedidos de movimentar-se na horizontal, qualquer que seja a direção.

Veja abaixo como funciona o sistema. O suporte com a fixação  é posicionado na base de apoio (Figura 1). Para encaixar e fazer o click o instalador pressiona levemente o “L” contra o trilho, sem a necessidade de qualquer ferramenta especial. Em seguida, o aperto pela parte superior do sistema comprime a trava para baixo e finaliza o travamento do trilho à peça “L” (Figura 2).

spin estruturas parafuso martelo canal solar 01Figura 1: A trava de fixação do suporte “L” é encaixada na ranhura do trilho, especialmente desenhada para essa finalidade

spin estruturas parafuso martelo canal solar 02Figura 2: O aperto do suporte “L” na base é finalizado, comprimindo a trava e garantindo a fixação do trilho

Uma vantagem muito interessante desse sistema é a facilidade na emenda dos trilhos, como vemos na figura abaixo. Quem já realizou emendas de trilhos em cima de um telhado sob sol escaldante sabe que estamos falando.

O problema da emenda se resolve facilmente com o sistema de fixação da Spin, bastando posicionar as emendas dos trilhos sobre o suporte. O suporte “L” visto neste exemplo (Figura 3) trava e mantém unidas as duas pontas do trilho, sem a necessidade de peças adicionais, parafusos e ferramentas. Tudo simples e rápido.

spin estruturas parafuso martelo canal solar 03Figura 3: Emenda de trilhos com o sistema de fixação da Spin

Vídeo

ecori-retangular
Canal Solar

Canal Solar

Equipe de Engenharia do Canal Solar

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.