A OLADE (Organização Latino-Americana de Energia) promoveu, nesta segunda-feira (07), o fórum Latino Americano de Regulamentações Solares e de Armazenamento de Energia.
O evento, realizado em Bogotá, na Colômbia, discutiu padrões na transição de energia limpa e contou com a participação do LESF (Laboratório de Energia e Sistemas Fotovoltaicos da Unicamp).
“Para acontecer a transição energética, foi comentado que países devem ter ou devem desenvolver uma infraestrutura funcional que promova uma transição segura e de qualidade através de normas e regulamentações que atendam aos países LATAM”, contou Geyciane Pinheiro, pesquisadora do LESF.
Segundo ela, em uma das apresentações foi abordado justamente a importância da normatização, pois promove a concorrência nos mercados, fomenta o comércio internacional, proporciona interoperabilidade entre produtos, apoia inovações tecnológicas e cria maior consciência.
Ainda conforme Geyciane, este trabalho pode ser realizado em larga escala a partir da contribuição de entidades profissionais, indústrias, universidades e órgãos governamentais
“O fórum da OLADE foi apenas o início da integração entre os países LATAM para o processo de transição energética através de normas e regulamentações inovadoras, tecnológicas e seguras que gerem benefícios para a sociedade”, completou.
Sobre a OLADE
A OLADE é uma organização pública intergovernamental de cooperação, coordenação e assessoria técnica, criada em 2 de novembro de 1973 pela assinatura do Acordo de Lima, ratificado por 27 países da América Latina e Caribe.
A companhia tem como objetivo promover a integração, conservação, uso racional, comercialização e defesa dos recursos energéticos da região.