Fórum discute importância da normatização no setor FV

Organização Latino-Americana de Energia promoveu evento que discutiu o papel das normas na transição energética

A OLADE (Organização Latino-Americana de Energia) promoveu, nesta segunda-feira (07), o fórum Latino Americano de Regulamentações Solares e de Armazenamento de Energia.

O evento, realizado em Bogotá, na Colômbia, discutiu padrões na transição de energia limpa e contou com a participação do LESF (Laboratório de Energia e Sistemas Fotovoltaicos da Unicamp).

“Para acontecer a transição energética, foi comentado que países devem ter ou devem desenvolver uma infraestrutura funcional que promova uma transição segura e de qualidade através de normas e regulamentações que atendam aos países LATAM”, contou Geyciane Pinheiro, pesquisadora do LESF.

Segundo ela, em uma das apresentações foi abordado justamente a importância da normatização, pois promove a concorrência nos mercados, fomenta o comércio internacional, proporciona interoperabilidade entre produtos, apoia inovações tecnológicas e cria maior consciência.

Ainda conforme Geyciane, este trabalho pode ser realizado em larga escala a partir da contribuição de entidades profissionais, indústrias, universidades e órgãos governamentais

“O fórum da OLADE foi apenas o início da integração entre os países LATAM para o processo de transição energética através de normas e regulamentações inovadoras, tecnológicas e seguras que gerem benefícios para a sociedade”, completou.

Fórum discute importância da normatização no setor FV
Geyciane Pinheiro, pesquisadora do LESF. Foto: Reprodução

Sobre a OLADE

A OLADE é uma organização pública intergovernamental de cooperação, coordenação e assessoria técnica, criada em 2 de novembro de 1973 pela assinatura do Acordo de Lima, ratificado por 27 países da América Latina e Caribe.

A companhia tem como objetivo promover a integração, conservação, uso racional, comercialização e defesa dos recursos energéticos da região.

 

Imagem de Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal