29 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Garantindo a eficiência: a evolução de O&M em sistemas fotovoltaicos

A eficácia dos sistemas depende significativamente de uma abordagem proativa em relação à manutenção

Autor: 22 de dezembro de 2023janeiro 3rd, 2024Artigos técnicos
4 minutos de leitura
Garantindo a eficiência: a evolução de O&M em sistemas fotovoltaicos

A crescente adoção de sistemas fotovoltaicos como fonte de energia limpa e sustentável destaca a necessidade crítica de manutenção regular. Foto: Envato

A crescente adoção de sistemas fotovoltaicos como fonte de energia limpa e sustentável destaca a necessidade crítica de manutenção regular para garantir sua eficiência e longevidade. A eficácia desses sistemas depende significativamente de uma abordagem proativa em relação à manutenção.

A manutenção preventiva desempenha um papel fundamental na maximização do desempenho dos sistemas fotovoltaicos. Uma inspeção regular dos painéis solares, inversores, cabos e conexões é crucial para identificar e corrigir possíveis problemas antes que impactem o desempenho da usina.

Foto: CS Consultoria

Podemos destacar a limpeza periódica dos módulos, que está diretamente ligada à produção de energia, e a verificação da integridade dos cabos e conexões, pois garantem não somente o bom funcionamento, mas também a segurança da UFV (usina fotovoltaica).

Foto: Envato

Desgastes, corrosões ou conexões frouxas podem resultar em perdas de energia e, em casos mais graves, acidentes e danos permanentes ao sistema.

A utilização de equipamentos adequados para sistemas fotovoltaicos, treinamento de mão de obra e investimento em tecnologia são essenciais para esse tipo de serviço, os quais vão variar de acordo com o tamanho e particularidades de cada instalação. A tecnologia tende a tornar o serviço de O&M cada vez mais produtivo, melhorando o desempenho das usinas e garantindo a vida útil dos equipamentos.

Utilização de robôs para limpeza de módulos e controle de vegetação, drones para termografia aérea e análise de imagens por IA, acompanhamento de desempenho e performance ratio (PR) por softwares de BI, tudo isso contribui para o fortalecimento do setor, mas deve ser analisado e aplicado de acordo com cada expectativa e necessidade do cliente.

Uma das principais vertentes de inovação é a limpeza de módulos por meio de máquinas e robôs, os quais podem variar de acordo com o tipo de usina (solo fixa, tracker, telhado, flutuante).

Uma das soluções mais abrangentes são robôs de escova rotativa e movimentação por esteiras, que possuem uma produtividade de 1 MW a 3 MW por dia, com investimento de R$ 80 mil a R$ 300 mil dependendo da marca e modelo do fabricante.

Outro destaque é a utilização de drones com câmera térmica de alta resolução para termografia dos módulos, onde se obtém um ganho muito alto de produtividade (explorando até 2,5 km² por hora de voo) e melhora na qualidade da inspeção, pois o uso de IA (inteligência artificial) e softwares contribui para a redução de erros humanos nas análises (a termografia de usinas pode ter milhares de fotos).

Foto: CS Consultoria

Monitoramento remoto, sensores de desempenho e sistemas de alerta são ferramentas valiosas que auxiliam na identificação precoce de problemas, permitindo uma resposta rápida e eficaz.

O acompanhamento remoto deve ser feito por um profissional capacitado, pois devido à natureza da energia fotovoltaica e à infinidade de equipamentos disponíveis no mercado, ainda é necessário uma análise de dados completa do sistema para obter informações assertivas e que gerem insights para ações preditivas e corretivas.

Nessa área, a utilização de softwares e sistemas modelo “SCADA” também está evoluindo rapidamente, o que mostra a importância de ter uma empresa capacitada que está sempre investindo em tecnologia e treinamento aliados ao escopo técnico.

Os serviços de manutenção e operação das UFVs estão tendo um crescimento muito grande de demanda. É importante analisar qual a necessidade e escopo de cada usina para conseguir atender de forma eficiente.

A importância da manutenção adequada é fundamental para o sucesso a longo prazo e a eficiência contínua dessas instalações está diretamente ligada à implementação de equipamentos e serviços de qualidade, não apenas prolongando a vida útil do sistema, mas também assegurando a máxima produção de energia. Ignorar ou negligenciar a manutenção pode resultar em perdas significativas de eficiência, aumentando os custos operacionais e comprometendo a sustentabilidade econômica e ambiental dos projetos.


As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

Vinicius Gonçalves

Vinicius Gonçalves

Supervisor de O&M e gestor de Obras na TTS Energia. Possui experiência com instalação e O&M de usinas fotovoltaicas, gestão de projetos, engenharia de qualidade e processos.

Um comentário

  • Excelente matéria, apontaria entretanto, algo que não se falou no texto, que é a parte de ESTRUTURA. Somos Integradores aqui no Maranhão e , infelizmente, temos visto muito uso inadequado quanto a esse respeito.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.