21 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Geração centralizada de energia solar ultrapassa 10 GW no Brasil

Usinas solares de grande porte deverão gerar mais de R$ 90 bi em investimentos ao país até 2026

Autor: 9 de agosto de 2023Indicadores
2 minutos de leitura
Geração centralizada de energia solar ultrapassa 10 GW no Brasil

Complexo Solar Janaúba, no interior de Minas Gerais. Foto: Divulgação/Elera Renováveis

O Brasil superou a marca simbólica de 10 GW de capacidade operacional em usinas fotovoltaicas de GC (geração centralizada) no final da tarde desta quarta-feira (09), segundo dados atualizados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

Entre os estados com maior capacidade instalada e proveniente de usinas solares centralizadas, se destacam: Minas Gerais, com 3,37 GW; Bahia, com 2,04 GW, e Piauí, com 1,46 GW. Em todo país, já são mais de 18,1 mil empreendimentos em operação. 

Diferentemente das usinas de GD (geração distribuída), instaladas em residências e pequenos parques, as usinas de energia solar centralizadas caracterizam-se como grandes parques de geração voltados à comercialização da energia no âmbito da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), seja no Mercado Regulado ou no Mercado Livre de Energia.

Leia também:

Até 2017, as grandes usinas solares sequer participavam da matriz elétrica do Brasil. Além dos empreendimentos em operação, também estão em construção usinas com aproximadamente 6,7 GW de capacidade e outros 115,2 GW de potência outorgada em vias de serem construídas, segundo a ANEEL.

Confira abaixo os estados brasileiros com maior capacidade operacional de GC Solar:

Fonte: ANEEL

Investimentos

Projeções apresentadas, em abril deste ano, pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) apontam que os empreendimentos fotovoltaicos de geração centralizada deverão gerar mais de R$ 90 bilhões em investimentos e mais 570 mil empregos no Brasil até o final de 2026. 

A entidade avaliou, conforme noticiado pelo Canal Solar, que o segmento tem tudo para ser uma peça chave para a produção de hidrogênio verde no Brasil, uma vez que se trata de uma das fontes renováveis mais competitivas do mercado.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.