Gigante do petróleo anuncia mais investimentos em energia renovável

Total divulgou que adquiriu uma participação de 20% na AGEL (Adani Green Energy Limited)
05-02-2021-canal-solar-Gigante do petróleo anuncia mais investimentos em energia renovável

A petroleira francesa Total concluiu a aquisição de uma participação minoritária de 20% da AGEL (Adani Green Energy Limited), do Adani Group, uma das maiores empresas renováveis da Índia. Para a compra foram investidos aproximadamente US$ 2,5 bilhões.

A empresa é mais uma do segmento petroleiro que está investindo na descarbonização do planeta, assim como a Shell, BP e Equinor, que estão apostando cada vez mais em projetos sustentáveis.

De acordo com a Total, a parceria com e Adani será um fator fundamental para a empresa alcançar a meta de atingir 35 GWp de capacidade de produção de fontes renováveis ​​até 2025 e, adicionar 10 GWp por ano depois.

“Este acordo é um passo importante em nossa aliança com o Grupo Adani. Nossa visão e objetivos são comuns no que diz respeito à importância do acesso à energia de baixo carbono no país”, disse Patrick Pouyanné, CEO da Total.

“Temos uma visão compartilhada de desenvolver energia renovável a preços acessíveis para permitir uma transformação sustentável na Índia. Esperamos trabalhar juntos para conseguir entregar no país cerca de 450 GW de potência de energia renovável até 2030”, completou Gautam Adani, presidente do Grupo Adani.

Portfólio sustentável

Como parte da ambição de chegar ao zero líquido até 2050, a Total está construindo um portfólio de atividades em renováveis que pode representar até 40% de suas vendas até 2050. 

No final de 2020, a capacidade bruta de geração de energia da empresa em todo o mundo era de cerca de 12 GW, incluindo 7 GW de energia renovável. 

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal